O Botafogo agiu rápido e fechou com Adryelson, jogador livre no mercado após deixar o Sport por atrasos no pagamento de salários. O jogador de 24 anos vai assinar um contrato de três anos com o clube e já está no Rio de Janeiro para realizar exames médicos.
+ Jeffinho entra bem em mais um jogo do Botafogo e pede passagem na equipe titular
Criado nas categorias de base do Leão, Adryelson se destacou no Rubro-Negro no Campeonato Brasileiro de 2020. No ano passado, ele atuou no Al Wasl, clube comandado por Odair Hellmann nos Emirados Árabes Unidos.
Adryelson tem 1,85m. A baixa estatura para um zagueiro - ele chega sendo o defensor mais baixo do plantel do Glorioso. Por outro lado, o atleta compensa com a mobilidade para um atleta da posição e o senso de posicionamento.
- Adryelson tem boa imposição física, velocidade e uma excelente leitura de jogo para a bola aérea defensiva, mas precisa melhorar a questão da saída de bola. Não é a saída de bola no sentido de tocar para o zagueiro do lado, mas sim iniciar a jogada desde trás, mas ele já mostrava sinais de evolução nisso. Considero ele um bom zagueiro, tem potencial, já não é nenhum menino mas não é velho mas tem muito potencial para crescer - afirmou Tharcys Maciel, setorista do Sport na "Rádio Transamérica", ao LANCE!
.
AMARELINHA NELE
Adryelson também foi figura carimbada nas Seleções Brasileiras de base durante a carreira. O zagueiro foi convocado para todas as categorias de juniores da Amarelinha - do sub-15 ao sub-23 - enquanto atuava pelo Sport.
A chamada mais recente foi em 2019, quando o zagueiro foi convocado para a preparação do time sub-23 para a disputa do Torneio de Toulon, na França.
- A passagem dele no Sport foi boa. É de base, foi emprestado ao Palmeiras e para o Grêmio e em 2018 começou a jogar no profissional no time que caiu (para a Série B). Em 2019 assumiu a titularidade e ajudou o Sport no acesso para a Série A. 2020 ele foi sólido, fazendo uma boa dupla com o Iago Maidana e agora veio a rescisão. Ele é um bom zagueiro, bom jogador. De todas essas características, eu destaco a bola aérea. O Botafogo fez uma boa contratação - completou Tharcys.
Adryelson foi o jogador com mais cortes no Campeonato Brasileiro - 201 em 36 partidas disputadas, uma média de 5.6 por jogo. Além disso, ele somou 71 interceptações (2 por jogo), 0.5 desarme e venceu 68% dos duelos aéreos que fez. Por outro lado, cometeu um pênalti e tomou sete cartões amarelos durante o campeonato. Os dados são do "SofaScore".