O CADES, Instituto Cidadania Através do Esporte, lançou nesta terça-feira, na Fábrica da Dengo, zona sul de São Paulo, o “Em Busca de Uma Estrela”, um projeto que tem como missão oferecer igualdade de oportunidades para meninas que querem jogar futebol, realçando a equidade de gênero e o empoderamento feminino . Com a atacante multicampeã Cristiane como embaixadora, o evento recebe apoio da Federação Paulista de Futebol (FPF) e uma equipe multidisciplinar qualificada para lapidar joias em campo.
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Com 100% de gratuidade para as participantes, que poderão ter entre 10 e 19 anos, o projeto busca realizar oito seletivas na cidade de São Paulo, tendo uma em cada região: Norte, Sul, Leste e Oeste. Apresentando RG, autorização dos responsáveis, documentos e atestado médico, 120 meninas serão selecionadas e divididas em três categorias: sub-15, sub-17 e sub-20.
- Estamos muito felizes em viabilizar este projeto. O Instituto Cades tem um histórico de realizações no esporte educacional e através dessa realização poderemos proporcionar vivências, situações e conhecimentos diversos, ações que contribuem no fortalecimento emocional e educacional das participantes, esse conjunto de ações acabam construindo empoderamento feminino. As ações do Projeto visam contribuir com a formação das meninas além do treinamento técnico. É um projeto inovador e desafiador, que oportunizará novas perspectivas para as meninas que participarem das peneiras e das que forem selecionadas - comemorou Ana Cristina Amaro, presidente do CADES.
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As selecionadas terão um ano de treinamentos e todo suporte para que se formem atletas. As atividades acontecerão no PSG Academy, na Barra Funda, e uma comissão técnica especializada em formação em futebol feminino acompanhará toda evolução, com o intuito final de colocar essas meninas em clubes paulistas, que disputem campeonatos oficiais.
- É um projeto muito importante, porque tem muitas meninas que não são vistas e precisam de oportunidades. Buscaremos estrelas perdidas em todo canto para que as meninas não tenham tanta dificuldade quando forem adultas, de ter que correr atrás, porque não tiveram base, profissionais ajudando nas áreas de desenvolvimento. Vamos captar, dar oportunidade, coisa que não tive, como a maioria das atletas profissionais atuais - disse Cristiane, embaixadora do projeto.
- No meu início, eu não tive base e não tive formação educacional adequada. Imagino que mundialmente falando, se eu, Marta e Formiga, por exemplo, tivéssemos tido uma preparação melhor, sem dúvidas teríamos atingido outro patamar, e nossa geração teria conquistado uma Copa do Mundo ou uma Olimpíadas. É um projeto de longo prazo, que renderá muitos frutos ao futebol feminino brasileiro - emendou a lenda da Seleção.
A comissão técnica contratada indicará as meninas que poderão ter seu desenvolvimento continuado em clubes. No primeiro ciclo, não haverá ordem definida de escolha dentre os clubes paulistas parceiros, já a partir do segundo ano, o clube que mais absorveu meninas do projeto terá prioridade de escolha no exercício seguinte.
Apoiadora do projeto de alto rendimento com seleção social em áreas de alta vulnerabilidade, a Federação Paulista de Futebol ajudará na divulgação das seletivas e também aproximará os clubes paulistas para observarem as atletas e fazerem captação.
- As equipes tinham muita dificuldade de captar atletas. Temos uma metodologia totalmente diferenciada para que elas vivenciem isso em um dia de treinamentos e seletiva. Depois, essas meninas terão preparação durante um tempo para que elas possam ingressar nas equipes. É um projeto sério - afirmou Thais Picarte, coordenadora de futebol feminino da FPF.
- Acredito no poder transformador do esporte, que vai muito além das quatro linhas. Enxergo o projeto ‘Em Busca de Uma Estrela’ como um espaço para despertar e inspirar jovens e adolescentes a transformarem seus potenciais em realidade, encontrando um futuro melhor por meio do futebol. Daremos uma primeira oportunidade para muitas meninas e construiremos sonhos juntos - relatou Camila Estefano, gerente geral do projeto.
A iniciativa conta com o apoio de grandes marcas, como Droga Raia, Unilever, Volkswagen Financial Services, APSEN Farmacêutica, Ticket, Consórcio Embracon, Europ Assistance, Pinheiro Neto Advogados, Sabesp, Pernambucanas, Usiminas, Dryko Impermeabilizantes e Evonik. Os patrocinadores, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, terão exposição de marca e farão ativações durante a realização do projeto, além de receber contrapartidas em mídias sociais do projeto.