Duelos em um curto espaço de tempo marcam novos capítulos na história de São Paulo e Palmeiras
Julia Mazarin e Rafaela Cardoso
Duelos em um curto espaço de tempo marcam novos capítulos na história de São Paulo e Palmeiras


Nesta quinta-feira, Palmeiras e São Paulo se enfrentam pela segunda vez na semana, desta vez pelo jogo de ida das oitavas da Copa do Brasil . Este jogo irá marcar o quarto embate entre os times em um intervalo de aproximadamente 104 dias.

GALERIA

> Neto detona Deyverson após ser provocado: lembre as tretas
> Listamos 20 astros viáveis que seu time poderia tentar

Em um mesmo local, no Morumbi, pelo Campeonato Paulista, o Verdão venceu o primeiro confronto entre os dois no estádio tricolor por 1 a 0, gol de Rony. Já na primeira partida da final do torneio, o time de Rogério Ceni derrotou os adversários por 3 a 1 – ainda que tenha perdido o título na casa palestrina.

Já no Brasileirão, na última segunda-feira, os comandados de Abel Ferreira aplicaram uma virada nos acréscimos e asseguraram a liderança do campeonato com o placar de 2 a 1. Assim, a reportagem do LANCE! fez um levantamento e descobriu que, na história, essa será a quinta vez que os rivais irão se enfrentar em um curto espaço de tempo no mesmo local.

TABELA

> Confira a tabela completa e simulador da Copa do Brasil!

A primeira sequência aconteceu no ano de 1979, quando todos os jogos foram válidos pelo Paulistão. Em quatro partidas disputadas em 133 dias, foram duas vitórias do São Paulo, um empate e um triunfo palmeirense.

Na época, o Palmeiras era treinado por Telê Santana, que viria a fazer história como técnico do rival anos depois, e contava com um elenco repleto de nomes conhecidos pela torcida. Trata-se de Gilmar, Zé Mário, Pedrinho, entre outros. O São Paulo, por sua vez, era comandado por Rubens Minelli e protagonizava o futebol paulista com Waldir Peres, Getúlio, Darío Pereira e Viana.

A outra série do clássico no Morumbi, também em um intervalo de 133 dias, aconteceu no ano de 1983. Em quatro duelos, dois empates e duas vitórias do Tricolor Paulista. Vale lembrar que, assim como em 1979, todas as partidas foram realizadas no campeonato estadual.

Os dois clubes permaneceram com praticamente as mesmas equipes, com uma diferença no comando técnico. Rubens Minelli passou a treinar o Palmeiras e o São Paulo contava com o domínio de Mário Travaglini.

Já entre 1992 e 1993, o Choque-Rei aconteceu em um curto espaço de tempo em oito meses. Bastaram apenas cerca de 164 dias para que as equipes se enfrentassem seis vezes.

Naquele momento da história, os dois clubes viviam momentos completamente diferentes. Em 92, o São Paulo vivia um dos seus períodos mais gloriosos e o Palmeiras amargava em uma fila de títulos. O Tricolor não só foi campeão continental e da Libertadores como derrotou o Alviverde na decisão do estadual e alongou o jejum de conquistas no primeiro ano da patrocinadora Parmalat.

Com Zetti, Cafu, Raí, Muller e Palhinha, além de Telê Santana na beira do gramado, o time do Morumbi conseguiu quatro vitórias sobre a equipe de Nelsinho Baptista que contava com Carlos, César Sampaio, Galeano e Paulo Sérgio. Além disso, o confronto neste período teve um triunfo palestrino e um empate em 0 a 0.

Agora, Palmeiras e São Paulo irão se enfrentar duas vezes nas próximas duas semanas, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, primeiro no Morumbi e depois no Allianz. Resta saber o que Abel Ferreira e Rogério Ceni escreverão nestes capítulos da história.

Confira os clássicos entre os times no ano de 1979:

São Paulo 0 x 2 Palmeiras - 01/4 - Morumbi - Paulistão
Palmeiras 0 x 1 São Paulo - 09/5 - Morumbi - Paulistão
São Paulo 1 x 0 Palmeiras - 17/6 - Morumbi - Paulistão
São Paulo 1 x 1 Palmeiras - 05/8 - Morumbi - Paulistão

Clássicos entre os times no ano de 1983:

Palmeiras 1 x 1 São Paulo - 24/7 - Morumbi - Paulistão
São Paulo 2 x 1 Palmeiras - 30/10 - Morumbi - Paulistão
São Paulo 2 x 2 Palmeiras - 20/11 - Morumbi - Paulistão
Palmeiras 1 x 0 São Paulo - 26/11 - Morumbi - Paulistão

Clássicos entre os times nos anos de 1992 e 1993:

Palmeiras 0 x 1 São Paulo - 09/8/92 - Morumbi - Paulistão
São Paulo 0 x 3 Palmeiras - 01/11/92 - Morumbi - Paulistão
São Paulo 4 x 2 Palmeiras - 05/12/92 - Morumbi - Paulistão
Palmeiras 1 x 2 São Paulo - 20/12/92 - Morumbi - Paulistão
São Paulo 0 x 0 Palmeiras - 14/3/93 - Morumbi - Paulistão
Palmeiras 2 x 0 São Paulo - 18/4/93 - Morumbi - Paulistão

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários