Perto do Botafogo, Zahavi é versátil e pode jogar ao lado de Erison
Sergio Santana
Perto do Botafogo, Zahavi é versátil e pode jogar ao lado de Erison


O Botafogo tem Erison como um dos destaques da temporada e, por outro lado, vê Eran Zahavi como um dos grandes sonhos de consumo para a próxima janela de transferências. Apesar de serem jogadores da mesma posição, o encaixe de uma possível dupla - já que o israelense está perto de um acerto - não deve ser difícil.

+ Botafogo se aproxima de Eran Zahavi e tem contratação encaminhada

O israelense, apesar dos 34 anos, tem a mobilidade como uma das características marcantes no estilo de jogo. Não é o centroavante fixo, parado dentro da área. Pelo contrário: prefere se mexer para fora da área e abrir espaços aos companheiros.

As ações vão de encontro com Erison, outro atacante que não fica preso dentro da pequena área. Apesar de ser a referência do Botafogo, é comum ver o 'El Toro' recuando para os lados da área na intenção de ajudar e dar suporte na construção do sistema ofensivo.

+ Saiba onde assistir aos jogos de ida das oitavas da Copa do Brasil


Zahavi também atua como segundo atacante - principalmente - ou partindo do lado esquerdo, posições que ele exerceu na última temporada pelo PSV-HOL. Quando o time atuava com Carlos Vinícius, outro centroavante de ofício, geralmente o israelense caía mais pelas pontas ou recuava para que o brasileiro ficasse na referência.

+ Virada épica e aplicação tática: Botafogo faz jogo histórico e aumenta confiança para sequência do ano

Tudo era ainda mais intenso por Israel. Zahavi quase sempre atuava como um segundo atacante, tendo que recuar sempre para fora da área, dando suporte a Shon Weissman ou Munas Dabbur. Vale lembrar que o atacante marcou cinco gols em seis jogos na Nations League de 2020 - ele não atuou na edição dessa temporada porque se aposentou da seleção.

Zahavi Mapa de calor

Mapa de calor de Zahavi (Foto: Reprodução/SofaScore)

O mapa de calor de Zahavi na Nations League (imagem acima) mostra um foco na entrada da área, maior zona de atuação do jogador, tendo um companheiro de ataque ao lado. Também é possível identificar movimentos perto do círculo central, sempre com um maior eixo partindo do lado esquerdo.

+ VEJA A TABELA DO BRASILEIRÃO

Diferentemente do PSV, Zahavi passou pouco tempo nos lados do campo, tendo realmente o foco pelo corredor central do gramado. Foram seis participações diretas para gols em seis duelos.

Erison Mapa de calor

Mapa de calor de Erison (Foto: Reprodução/SofaScore)

Apesar da força física, o mapa de calor de Erison no Brasileirão (imagem acima) também indica movimentações longe da grande área. O camisa 89, diferente de Zahavi, tem uma tendência de entrar mais na área.

Vale ressaltar, contudo, o contexto da amostragem de Erison ser em um esquema onde ele é a referência do ataque - enquanto o de Zahavi há alguém formando uma dupla.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários