O Lyon anunciou nesta segunda-feira um acordo com John Textor (confira galeria de fotos abaixo) para ser o novo sócio majoritário do clube. O empresário norte-americano vai comprar 66,56% das ações do time francês e, mais tarde, terá 88,55%. O dono da SAF do Botafogo deve investir 86 milhões de euros (cerca de R$ 468 milhões).
Segundo o comunicado oficial do Lyon, a Eagle Football Holdings, fundo administrado por John Textor, vai comprar as ações da Pathe SAS e IDG Capital. E, mais tarde, adquirir a parte que pertence a Holnest, empresa de Jean-Michel Aulas, presidente e dono do clube francês.
Mesmo com John Textor se tornando sócio majoritário do clube, Jean-Michel Aulas vai seguir no Lyon por três temporadas, como diretor-executivo. Além disso, vai integrar a Eagle Football Holdings e trabalhar junto com o empresário norte-americano.
- O projeto que descobri em Lyon com Jean-Michel Aulas e todas as suas equipas estará no epicentro da nossa nova organização e dos nossos investimentos ao serviço do futebol mundial. O Olympique Lyonnais será a pedra angular do nosso projeto. Pretendo, com o apoio de Jean-Michel e suas equipes, trazer à tona os valores de desenvolvimento e auto aperfeiçoamento pelos quais sempre me comprometi - declarou John Textor em comunicado divulgado pelo Lyon.
John Textor, agora, pode se tornar sócio de mais um clube no futebol. O bilionário já conta com 40% das ações do Crystal Palace, 90% do Botafogo e 80% do RWD Molenbeek, da Bélgica.
A conclusão da operação da venda das ações da Pathe SAS, IDG Capital e Holnest estão previstas para serem concluídas no segundo semestre de 2022, mais especificamente em setembro.