Não deu para o Brasil na final da etapa de El Salvador do Mundial de Surfe. Atual líder do ranking, Filipe Toledo acabou derrotado para o americano Griffin Colapinto na decisão, em uma bateria que foi decidida nos minutos finais. Nas semis, Griffin superou Gabriel Medina em uma bateria bastante polêmica.
+ Golden State Warriors é campeão: saiba os times com mais títulos da NBA
Filipinho começou muito bem a final. Após 15 minutos sem ondas, o brasileiro conseguiu dropar e realizou uma rasgada e dois aéreos, tirando 9,57. Como resposta, Griffin também arrancou uma nota na casa dos nove pontos. A partir daí, a briga ficou pela troca da segunda nota.
A nota de "back-up" deixou a bateria empatada em 16,00 pontos. Precisando de uma nota 7,01 e sem ter a prioridade, Griffin foi para o tudo ou nada e, após encaixar dois aéreos, conseguiu tirar uma nota 8.00 e virou a prova.
+ Federação internacional atualiza ranking de melhores times do mundo; top 10 tem 4 brasileiros
Colapinto já tinha vencido Toledo em uma final nesta temporada, na etapa de Peniche, em Portugal. Apesar da derrota na decisão em El Salvador, o brasileiro segue na liderança do ranking mundial. Já o americano, vencedor da etapa, é o terceiro. Nas quartas, Filipinho bateu o australiano Callum Robson. Nas semis, bateu o campeão olímpico ítalo Ferreira.
POLÊMICA EM ELIMINAÇÃO DE MEDINA
O bicampeão mundial Gabriel Medina foi eliminado de maneira polêmica justamente para Griffin Colapinto. Na semifinal, o brasileiro acabou sendo derrotado pelo americano após a última onda, que decidiu a bateria. O
resultado repercutiu entre especialistas e internautas na web
, muitos considerando a nota elevada para a manobra apresentada.
PRÓXIMA PARADA: BRASIL
O Circuito Mundial de Surfe desembarca no Brasil para a realização da próxima etapa, que acontece em Saquarema, mais precisamente na Praia de Itaúna, entre os dias 23 de 30 de junho.