Mário faz balanço da gestão e sinaliza avanços após três anos no comando do Fluminense
Lance!
Mário faz balanço da gestão e sinaliza avanços após três anos no comando do Fluminense


A semana do Fluminense foi iniciada com um balanço da atual gestão, que completou três anos na última semana. Nesta segunda-feira, Mário Bittencourt divulgou medidas administrativas de seu triênio e sinalizou avanços em questões relacionadas à remuneração e dívidas do clube, assim como falou sobre as conquistas esportivas nos últimos anos. O presidente comentou a criação do plano de cargos e remunerações, o pagamento das dívidas junto à FIFA e o Maracanã, a revitalização de Laranjeiras e os resultados das equipes de futebol profissional e de base.

Na entrevista coletiva, Mário destacou a implementação do regime centralizado de execuções , responsável por estabilizar o fluxo de caixa. Além do alongamento da dívida, ele também divulgou que a instituição pagou cerca R$276 milhões em passivos e economizou cerca de R$4,2 milhões em acordos. O dirigente ainda comentou que pesquisou a média de remunerações dos demais clubes da Série A para balizar os salários do Fluminense.

- A criação do plano de cargos e remunerações é muito importante, talvez até histórica, porque passamos um ano consultando todos os departamentos pessoais de outros clubes do futebol brasileiro. Avaliamos todos os salários, de todos os profissionais, por rubrica e cargo. Então desenhamos um plano dentro do balizamento da média do futebol brasileiro. Nós já estávamos razoavelmente adequados, mas tinham algumas coisas fora do padrão, tanto para cima quanto para baixo. A gente adequou e implementou uma análise de desempenho dos funcionários, que faz parte desse plano.

Ainda no aspecto jurídico e financeiro, Mário afirmou que o Tricolor está em dia com os pagamentos junto à FIFA e Maracanã. O clube possuía dívidas com as duas instituições, decorrentes de gestões passadas, e estava prestes a perder a concessão do estádio.

- Muito importante para que a gente tivesse saúde esportiva e financeira. Quem acompanha o futebol sabe que as dívidas da FIFA impedem transferências e tiram pontos em competições. Elas eram muito grandes quando chegamos, e ainda resta pagar algumas, mas estamos em dia com os pagamentos. O Fluminense, nos últimos três anos, não foi punido pela FIFA porque estamos cumprindo.

FUTEBOL
Um dos objetivos era que o Fluminense voltasse a figurar na primeira página do Brasileirão. A gestão entende que conseguiu resgatar a competitividade, buscou o título do Carioca de 2022, uma vontade antiga, classificação à Libertadores em 2021 e 2022, além de boas colocações no campeonato nacional. Mário também exaltou o maior aproveitamento da base (35% do elenco), retorno de Fred, conexão com o mercado sul-americano, contratando jogadores como Arias e Michel Araújo, além de departamento próprio financeiro e jurídico do futebol.

Veja a classificação da Série A do Brasileirão

Com relação a Xerém , foram 32 títulos na base. Na parte estrutural, o clube está em fase final de aprovação do projeto do novo prédio e novas instalações, por exemplo colocando a parte de trabalho perto do campo e criando mais dormitórios. A expectativa é início disso ainda na gestão, mas conclusão em dois anos. No futebol feminino, Mário afirmou que a gestão valorizou a categoria, citando que hoje o grupo treina em Xerém. Além disso, primeiro título no Sub-18, convocações e patrocínio master.

LARANJEIRAS
A revitalização de Laranjeiras também entrou em pauta. De acordo com Mário, o projeto está sendo financiado pela TIM e que os vestiários já estão sendo revitalizados. A previsão é de que o Flu volte a mandar de dois a três jogos na sede por ano, a partir de janeiro de 2023. O mandatário aproveitou para esmiuçar a redução nas contas de luz e água do local.

SÓCIOS
​Nos sócios, o Fluminense cresceu de 11.572 para quase 39 mil. Houve aumento de 269% do faturamento do programa. O clube lançou na última semana os novos planos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!