Chegou o dia da grande decisão da Champions League e neste sábado, Liverpool e Real Madrid se enfrentam em Paris para decidir quem vai ser o novo campeão europeu. A bola vai rolar a partir das 16h de Brasília e o LANCE! preparou um raio-x de como as duas equipes podem jogar.
O QUE ESPERAR DA PARTIDA
A expectativa é de um futebol de alto nível exibido com duas propostas de jogo diferentes: O Liverpool com o futebol "heavy metal", e o Real Madrid tentando golpear nos erros e espaços deixados pela marcação rival.
O Liverpool tem a dúvida sobre a presença de Thiago Alcântara entre os titulares, no que pode ser o único desfalque equipe. Já o Real Madrid, deve chegar com o time praticamente todo titular pra a decisão, sendo a única dúvida a presença de Alaba.
ATAQUE DO LIVERPOOL APÓS PRESSÃO
Em situações de ataque, os Reds costumam transformar o 4-3-3 em um 2-1-4-3, com os laterais Robertson e Arnold subindo e jogando quase como meias e Fabinho mais atrás a frente dos zagueiros, para ligar a transição ofensiva da zaga para o meio-campo.
Através deste esquema, o Liverpool também exerce sua famosa pressão com linhas altas no campo de ataque e através disso, pode encontrar os espaços para atacar o bloqueio madrilenho. Um exemplo disso, pode ser pelo lado direito. Caso perca a bola pela lateral, três jogadores saem para pressionar e criar uma vantagem numérica no espaço do campo. Ao recuperar a posse, os jogadores se aproximam mais e Mané corta para fora, para atacar nas costas do zagueiro.
Ataque do Liverpool (Foto: Editoria de Arte)
VANTAGEM DOS REDS NO AR
Outro ponto forte do Liverpool é a bola parada. Van Dijk e Matip são os líderes em disputas aéreas vencidas. O holandês é o primeiro com 38 duelos ganhos e o alemão vem logo atrás com 30. Esta também é no qual o Real Madrid tem dificuldades, com Militão e Alaba. Um problema para quem já foi sólido defensivamente com Varane e Sergio Ramos.
+ Quem é melhor: Liverpool ou Real Madrid? Confira votação jogador por jogador feita pela redação do LANCE!
REAL PODE BLOQUEAR SALAH
Defensivamente, o Real Madrid pode ter uma boa vantagem no lado esquerdo do campo, especialmente na tentativa de conter Salah. Mendy deve acompanhar firmemente o egípcio e conta com o apoio de Alaba para fechar o espaço do camisa 11 do Liverpool. O francês se encarregou de fazer o mesmo para tentar conter Mahrez na semifinal contra o City. O ponta-direita do Liverpool foi o jogador que recebeu mais passes progressivos durante esta Champions e pode ser que os Reds tentem construir bastante por este setor.
Mendy (embaixo) pode fechar o espaço de Salah com a cobertura de Alaba (Foto: Editoria de Arte)
VINICIUS JR. X TRENT ALEXANDER-ARNOLD
Um dos detalhes mais interessantes desta final, deve ser o duelo entre Vinícius Jr e Trent Alexander-Arnold. O brasileiro pode aproveitar do posicionamento alto do lateral do Liverpool e de sua velocidade para levar vantagem, especialmente em situações de contra-ataque.
Vinícius Jr pode atacar op espaço deixado por Arnold na marcação alta (Foto: Editoria de Arte)
Com duelos táticos e muita técnica, Liverpool e Real Madrid medem forças neste sábado no Stade de France . O LANCE! acompanhará a partida em tempo real e você pode assistir a grande final no HBO MAX.
*Estagiário sob supervisão de Cayo Pereira