Gabriel Medina estreia na temporada com vitória e avança na Indonésia ao lado de Italo Ferreira e Miguel Pupo
Lance!
Gabriel Medina estreia na temporada com vitória e avança na Indonésia ao lado de Italo Ferreira e Miguel Pupo


Após muita espera, o surfista Gabriel Medina finalmente estreou no Mundial de Surfe da WSL de 2022. Na madrugada deste sábado (manhã na Indonésia, onde foi a disputa), ele venceu a bateria contra o australiano Callum Robson e o também brasileiro Samuel Pupo, e passou para a terceira fase. A próxima chamada acontece neste sábado, às 20h30 (de Brasília).

Medina não participou das primeiras cinco etapas do Mundial, pois quis dar um tempo para cuidar da saúde mental. Ainda assim, o paulista de 28 anos sonha com o tetra da competição . S eus três primeiros títulos vieram em 2014, 2018 e 2021, o que faz dele o maior brasileiro campeão do torneio.

Ao todo, foram oito baterias na Indonésia, cada uma com três surfistas. Na última da madrugada, Medina ganhou 11,70 dos jurados, enquanto Callum Robson recebeu 6,14 e Samuel Pupo tirou 8,20. Outros dois brasileiros avançaram logo: Italo Ferreira, atual campeão olímpico, e Miguel Pupo, irmão de Samuel.

O campeão olímpico Italo dominou sua bateria desde a primeira onda que surfou. Ele atacou forte com uma série de batidas e rasgadas, antes de sumir dentro do tubo e sair fazendo mais manobras para finalizar. Os juízes deram nota 8,33, que ele somou com 6,83 para fazer o recorde de 15,16 pontos na categoria masculina. O americano Jake Marshall ficou em segundo com 9,67 e Caio Ibelli em último com 6,53 apenas.

- Estou muito feliz por ter sido abençoado com aquela primeira onda muito boa e por começar com vitória aqui. É a primeira vez que venho para cá e estou amarradão por finalmente surfar uma esquerda nessa temporada. As séries estão demorando um pouco para entrar, mas quando as ondas vêm, são excelentes. A onda daqui te oferece muitas oportunidades para fazer manobras, surfar tubos e até para os aéreos. Eu tenho surfado direto desde que cheguei e agora é entrar focado também na próxima bateria.

Repescagem

Samuel vai disputar a repescagem contra o americano Kelly Slater, o maior campeão mundial, com 11 títulos. Atual líder da competição, Filipe Toledo também disputará a repescagem, contra o compatriota Yago Dora.

Jadson André e Caio Ibelli são outros na repescagem, e enfrentarão o havaiano Barron Mamiya e o sul-africano Matthew McGillivray, respectivamente.

Tatiana Weston-Webb vai direto às quartas

No feminino, Tatiana Weston-Webb, única brasileira no Circuito Mundial, assegurou a classficação direta às quartas de final. Ela somou 15,17 pontos para derrotar a australiana bicampeã mundial Tyler Wright (12,67) e a americana Lakey Peterson (9,16).

- Essa é a minha primeira vez aqui em G-Land e esse lugar é incrível. Acho que tive sorte de pegar aquela onda perfeita, eu sabia que ia formar o tubo e ainda consegui fazer uma manobra forte no final. É quase inacreditável estar aqui podendo surfar uma esquerda de sonho como essa. Sou muito grata pela oportunidade e quero até agradecer a WSL, pelo esforço em realizar um evento nesse lugar maravilhoso - afirmou a brasileira.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários