Sem Rayssa Leal e Pâmela, Seleção encara etapa gaúcha do Brasileiro
Lance!
Sem Rayssa Leal e Pâmela, Seleção encara etapa gaúcha do Brasileiro


A Seleção Brasileira de skate será representantada em peso na segunda etapa do Circuito Brasileiro STU National, em Porto Alegre (RS), a partir desta sexta-feira, na maior pista da modalidade na América Latina, construída na Orla do Guaíba. O desfalque é Rayssa Leal, medalhista de prata em Tóquio no street, que decidiu não competir para preservar o corpo em meio ao calendário intenso.

Dos 12 nomes que estiveram nas Olimpíadas de Tóquio, apenas Leticia Bufoni e Kelvin Hoefler, dois dos mais importantes nomes do skate nacional e mundial, não integram a Seleção em 2022. São três vagas em cada uma das quatro modalidades (Street feminino e masculino e Park feminino e masculino). A corrida olímpica para os Jogos de Paris 2024 começou na etapa de Criciúma do STU National.

São sete as skatistas do Street feminino no atual grupo da seleção Brasileira, entre elas a maranhense Rayssa Leal, medalha de prata em Tóquio. As demais são Gabriela Mazetto (SP), Isabelly Ávila (SP), Kemily Suiara (DF), Marina Gabriela (SP), Pâmela Rosa (SP) e Virginia Fortes Aguas (RJ). Entre os homens do Street, seis nomes nessa seleta lista: Eduardo Neves (PR), Felipe Gustavo (DF), Gabryel Aguilar (SP), Giovanni Vianna (SP), João Lucas Alves (RS) e Lucas Rabelo (CE).

Já no Park, são seis os nomes entre as meninas a defender as cores do Brasil rumo a Paris: Dora Varella (SP), Erica Leguizamon (SC), Isadora Pacheco (SC), Raicca Ventura (SP), Victoria Bassi (SP) e Yndiara Asp (SC). No masculino, nossos representantes são Augusto Akio (PR), Luigi Cini (PR), Luiz Francisco (SP), Murilo Peres (SP), Pedro Barros (SC) e Pedro Quintas (SP). O que chama a atenção em todas as modalidades é a baixa média de idade e os jovens e promissores valores.

Raicca Ventura é uma das mais jovens

Raicca Ventura, de apenas 15 anos, foi campeã da primeira etapa do STU National 2022, em Criciúma (SC), quando ainda tinha 14 anos. A média de idade do Park feminino é de apenas 17,5, e Raicca só não é mais nova do que Victoria Bassi, que tem 14.

Ela começou a andar de skate aos seis anos e a competir aos 11, mas nem mesmo a pouca idade foi capaz de tirar seu foco e concentração na etapa catarinense, quando chegou a cair e a bater com a cabeça na pista durante as semifinais. Na final, no dia seguinte, mesmo com um osso do pulso fraturado, levou o título.

- Se na primeira etapa eu caí feio, me machuquei, mas fui bem e acabei campeã, espero andar ainda melhor aqui em Porto Alegre e fazer uma boa apresentação, mas sem quedas e lesões, pelo amor de Deus - brincou.

- O que importa é estarmos sempre com a cabeça boa para fazermos o que a gente sabe ali dentro da pista. E fazer com alegria e diversão. Espero que o público aproveite com todos os skatistas. Estamos sentindo uma energia muito boa aqui - emendou a pequena Raicca.

Outra baixa média de idade da turma da seleção que estará presente em Porto Alegre é a do Street feminino, de apenas 19 anos. A mais nova de todas, Rayssa Leal, prata em Tóquio-2020, é uma das ausências da etapa, assim como Pâmela Rosa, que também esteve nos Jogos Olímpicos. Virgínia Fortes Águas passa a ser a mais nova desse grupo, com 16. A média sobe um pouco entre os homens: 22,3 no Park e 23 no Street, que só não terá a presença de Lucas Rabelo, que se lesionou na última semana.

O STU National de Porto Alegre conta com patrocínio do Banco BV, que apresenta a plataforma STU, e da Monster Energy. É chancelada pela CBSk e tem como Media Partner o Tik Tok. E ainda tem apoio de Fruki, Dropdead e Matriz, além da Tiger, cerveja oficial do evento. O SporTV transmitirá ao vivo as semifinais de sábado do Park masculino e do Street feminino, além de todas as finais no domingo. O Tik Tok já transmite tudo a partir desta sexta e passa, com exclusividade, as semifinais do Park feminino e do Street masculino no sábado.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!