Agora com 'DNA da Libertadores', Fortaleza se diz pronto para conseguir classificação às quartas
Rafael Ribeiro
Agora com 'DNA da Libertadores', Fortaleza se diz pronto para conseguir classificação às quartas


Depois de conquistar uma classificação épica na fase de grupos da primeira Copa Libertadores que disputa, o Fortaleza conheceu nesta sexta-feira (27) o seu adversário nas oitavas de final : será o Estudiantes de La Plata, da Argentina. E agora, com experiência na competição, o Tricolor do Pici acredita que pode surpreender o favorito adversário.


- Lógico que respeitamos demais o Estudiantes. Mas não tinha como escolher adversário. Acredito que temos plenas condições de surpreender novamente, visto que agora os jogadores estão habituados à Libertadores e a torcida sabe como se comportar em uma partida desse nível. Ganhamos a experiência necessária para prosseguir em nossa trajetória - disse o vice-presidente do clube, Alex Santiago da Silva.

A missão do Leão do Pici pode ser considerada quase um milagre. A equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda perdeu os dois primeiros jogos (para Colo Colo, na Arena Castelão, e River Plate, no Monumental de Nunez) e parecia virtualmente eliminada de forma precoce.

A reação começou na terceira rodada, com um triunfo em casa sobre o Alianza Lima por 2 a 0. Moralmente, no entanto, a mudança definitiva de chip aconteceu após o empate com o River no Castelão por 1 a 1 em uma grande atuação coletiva do Fortaleza. Foi um empurrão rumo à conquista de seis pontos dos seis seguintes nas jornadas finais: uma vitória no Peru sobre o Alianza por 2 a 0 e no Chile sobre o Colo Colo por 4 a 3.

A vaga nas oitavas de final também terá um impacto nos cofres do Fortaleza. O clube irá assegurar US$ 1,05 milhão (cerca de R$ 5 milhões na cotação atual) por disputar o mata-mata da Libertadores.

O objetivo agora é pelo menos igualar o Bahia, que em 1989 chegou às quartas de final e até hoje ostenta a melhor campanha da região nordeste na Libertadores. Para isso precisará superar o argentino que teve o melhor desempenho segundo a imprensa do país vizinho.

- Sabemos da nossa responsabilidade em representar o futebol brasileiro, futebol nordestino, e estamos dispostos a encarar o desafio. Desde que chegamos ao clube em 2017 nossa missão vem sendo a de superar desafios. Subindo da Série C para a B e depois a A. Mais uma vez vamos com isso em mente para alcançar o objetivo de chegar às quartas - completou Silva.

+ Libertadores: brasileiros conhecem rivais das oitavas e chaveamento até a final

+ Outro patamar? Classificações de Ceará e Fortaleza podem elevar de vez nível do futebol nordestino

TABELA
> Veja resultados, classificação e simule resultados do Brasileirão-22
> Veja resultados e classificação da Libertadores-22
>Conheça o novo aplicativo de resultados do L!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!