Herói, 'maluco', contestado... Deyverson deixa o Palmeiras, mas fica na história do clube
Alexandre Guariglia
Herói, 'maluco', contestado... Deyverson deixa o Palmeiras, mas fica na história do clube


O dia 25 de maio de 2022 pode ainda não ter sue devido reconhecimento na história do Palmeiras , mas certamente daqui muitos anos ele será lembrando como "o dia em que Deyverson se despediu do clube" . Pois é, algo inimaginável de se cogitar há alguns anos, mas não tem como ser diferente. O "malucão", o excêntrico, o contestado, virou herói e está na galeria dos imortais do Alviverde.

GALERIA
> Relembre a invencibilidade fora de casa do Palmeiras na Liberta

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui

> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

Há pouco menos de cinco anos, Deyvinho foi anunciado como novo reforço para o ataque, diante dos pedidos de Cuca para reforçar o setor. Sob desconfiança, o até então desconhecido chegou por cinco milhões de euros (R$ 18 milhões na época) bancados pela Crefisa. Ele pertencia ao Levante-ESP, mas estava emprestado ao Aláves-ESP e não era exatamente aquilo que os palmeirenses esperavam.

E de fato a surpresa foi grande. Não apenas com o futebol dentro de campo, mas a constatação de que se tratava de um personagem único, com seus exageros, é verdade, mas também com um carisma daqueles que dificilmente encontramos no cenário atual. Talvez por isso, por ser fora da caixinha, é que ele chamava tanta a atenção.

No entanto, somente esse diferencial fora de campo não convencia o torcedor, chegando até a ser expulso em um Dérbi decisivo que praticamente decidiu o Brasileirão daquele ano de 2017. Muitos diziam ser uma "bomba-relógio" e para essa tarefa, nada melhor do que um especialista para tentar desarmar esse problema, não é?

Depois da saída de Roger Machado, em 2018, o Palmeiras trouxe Felipão, um paizão, o cara da família Scolari. E não é que ele conseguiu dar um jeito no Deyvinho? Quer dizer, não deu 100% de jeito, porque ainda assim o centroavante teve expulsões comprometedoras, sem sentido, além de provocações em clássicos.

Mas foi com Felipão, entre 2018 e 2019, que Deyverson teve seu melhor desempenho técnico. Não à toa foi importante na conquista do Brasileirão-2018 como gols decisivos, incluindo aquele que deu o título, contra o Vasco, em São Januário, em vitória por 1 a 0. Em 2019, por exemplo, ele chegou a ter uma grande proposta para ir para a China, mas acabou sendo convencido por Scolari a permanecer.

Personagem como é, Deyvinho chegou até a gravar um vídeo de despedida naquela época, mas logo seguida ele anunciou o "fico". Rá! Pegadinha do Mallandro! A decisão, que impediu o recebimento de muitos milhões de euros, foi lamentada mais tarde, quando o desempenho do atacante (e do time) caiu demais no segundo semestre de 2019, o que acabou levando à demissão de Felipão.

Parecia que ao fim daquela temporada seria também o término da passagem de Deyverson pelo Palmeiras. Em 2020, quando o elenco foi reformulado, ele foi emprestado para o Getafe-ESP e depois para o Alavés-ESP. Nenhum dos clubes acabou exercendo a compra do centroavante, que também não teve passagens brilhantes por lá. Sendo assim, em meados de 2021, o jogador estava prestes a voltar.

E como era de se esperar, em meio a uma ascensão do clube com Abel Ferreira e uma esperança de receber o sonhado centroavante que o português vinha pedindo, o torcedor palmeirense não gostou muito do retorno de Deyverson, que foi abraçado pelo elenco e pelo treinador. Pois é, ele havia voltado, e mal sabia que faria história.

O atacante parecia empenhado em ajudar, chegou a fazer alguns gols, mas não deixou de entrar em polêmicas. Na semifinal da Libertadores, contra o Atlético-MG, chegou a entrar em campo antes mesmo de Dudu marcar o gol de empate no Mineirão, o que poderia ter colocado todo o feito do Verdão a perder naquele momento.

No entanto, a fase seguinte do torneio continental reservava a maior glória de Deyverson vestindo a camisa alviverde. Apesar de não ser a primeira opção para entrar, o camisa 9 da Libertadores foi escolhido por Abel Ferreira para entrar na prorrogação, e recebeu uma longa conversa de Scarpa ao pé do ouvido antes de pisar no campo.

Mal sabiam eles que quatro minutos depois do apito inicial do prolongamento, o placar de 1 a 1 diante do Flamengo passaria a ser 2 a 1 para o Palmeiras. Deyverson pressionou a saída de bola do adversário, Andreas Pereira titubeou, perdeu a bola para o palmeirense, que finalizou na saída de Diego Alves. Antes de a rede balançar, foram segundos de apreensão, de dúvida e de incredulidade daquele momento, mas sim, era gol do Deyvinho.

Um herói improvável, um personagem único, que foi iluminado sabe-se lá por qual força do universo para marcar o gol do título da Libertadores-2021, um dos mais importantes feitos da história palmeirense. Aquela tarde/noite em Montevidéu eternizou Deyverson, que transgrediu a sua fama de "maluco" e escreveu seu nome em letras douradas entre os imortais da Academia de Abel.

Deyverson se despede, mas já está para sempre na história do clube.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!