Paraskate será atração na etapa de Porto Alegre do STU National
Lance!
Paraskate será atração na etapa de Porto Alegre do STU National


Em janeiro, o paraskatista Vini Sardi foi convidado a participar da primeira etapa do STU National 2022, em Criciúma (SC), e desfilou talento com os demais atletas. Era mais um grande passo para a definitiva introdução do grupo PCD (pessoa com deficiência) no esporte sobre rodinhas, um compromisso de inclusão que também conta com patrocínio do Banco BV, que apresenta a plataforma STU e distribuirá 10 mil reais em premiação. Desta vez, em Porto Alegre (RS), que recebe a competição nesta semana, dos dias 27 a 29, o Paraskate terá o seu torneio exclusivo na capital gaúcha, na modalidade Park, com nove participantes.

+ 'Só peço paciência neste início', diz Zé Roberto sobre renovação na Seleção

Uma importante e certeira decisão que chega junto com a criação da Associação Brasileira de Paraskate, entidade fundada neste mês de maio, com o próprio Vini Sardi, além de Nando Araújo e Tony Alves, à frente do projeto, que contou com a ajuda de mais de 30 pessoas, desde empresários a instrutores de skate. E a ABPSK nasce com a missão de representar o esporte junto aos órgãos oficiais e defender a introdução do skate para pessoas com deficiência nas Paralimpíadas de Los Angeles, em 2028.

Presidente da ABPSK, Vini Sardi, que nasceu com uma má formação congênita nas duas pernas e encontrou no skate uma nova forma de viver, iniciando sobre o shape aos 16 anos, ainda de próteses, já tinha se tornado o idealizador do Paraskate Tour. E, junto à CBSk, deu início em 2021 a um circuito dedicado à categoria, reunindo 14 paraskatistas de todo o Brasil. E o próprio acabou campeão tanto no Street quanto no Park. Entre seus demais feitos, foi medalha de ouro nos X Games em 2019, no Park adaptado.

- A inclusão do paraskate no STU vem somar ao trabalho que estamos fazendo rumo às Paralimpíadas. É muito importante para mostrar a força desses atletas em um evento tão grande, que atrai cada vez mais pessoas. É o público PCD demonstrando que pode praticar esportes radicais de alto nível - declarou Vini Sardi, que, em Porto Alegre, terá como adversários Tony Alves, John Henrique, Willian de Almeida, Ítalo Romano, Guinho, David Souza, Felipe Nunes e Ruan Felipe.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários