Confira algumas novidades da Liga BFA, que começa em junho
Henrique Frederico - Valinor Conteúdo
Confira algumas novidades da Liga BFA, que começa em junho


Estamos a menos de um mês da estreia da Liga Brasileira de Futebol Americana (Liga BFA) depois de um hiato de dois anos causado pela pandemia da Covid-19. A ansiedade é muito grande para os amantes deste esporte que tem crescido exponencialmente no Brasil. Por isso, fizemos uma pequena lista de novidades sobre a maior competição de futebol americano na América do Sul.

Nos próximos dias, vamos abordar mais detalhes sobre a competição para que você tenha todas as informações para acompanhar a Liga BFA. A competição tem início na primeira semana de junho.

Confira algumas novidades:

Cinco conferências e 40 equipes

O torneio masculino contará com cinco conferências regionalizadas: Sudeste, Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Norte. Ao todo, a Liga BFA terá representantes de 32 municípios em 18 estados.

Não há mais rebaixamento ou acesso

Nesta edição da Liga BFA, não haverá mais divisão de acesso ou rebaixamento. Isso significa que todos os times inscritos terão a mesma chance de disputar o Brasil Bowl, que é a finalíssima da competição.

Etapas regionais

Os times de cada regional disputarão a temporada regular entre si. Cada equipe fará quatro jogos na competição masculina. Depois, os melhores colocados disputam os playoffs contra times da sua região. O vencedor de cada conferência avança para as semifinais nacional. Nesta etapa, os jogos serão entre o Campeão do Sudeste contra o Campeão do Nordeste e a outra partida entre o Campeão do Centro-Oeste ou Campeão do Norte (que disputarão uma espécie de repescagem) contra o Campeão do Sul.

Jogos entre conferências na temporada regular

A Liga BFA vai testar uma situação inédita nesta edição. Na temporada regular, alguns times da conferência Sudeste e Centro-Oeste farão jogos entre si. É um teste, mas a intenção é de que esse modelo seja repetido e ampliado nas próximas edições da competição.

Força do Nordeste

O Nordeste é a região com o maior número de participantes da Liga BFA. São 16 times divididos em três grupos. Vale destacar que o último campeão da competição foi o João Pessoa Espectros-PB em 2019. Na sequência, a região que possui mais times é a Sul (11). Logo após vem Sudeste (6), Norte (4) e Centro-Oeste (3).

Feminino

Cinco equipes estarão em um grupo único. Cada time se enfrentará duas vezes na temporada regular. São uma equipe do Rio de Janeiro (América Big Riders), uma de São Paulo (Portuguesa FA), uma do Distrito Federal (Brasília Pilots) e duas do Paraná (Cold Killers e Curitiba Silverhawks).

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários