Rio do Rastro Marathon terá 2ª edição neste fim de semana
Iúri Totti
Rio do Rastro Marathon terá 2ª edição neste fim de semana


A segunda edição da Rio do Rastro Marathon acontece neste final de semana com a participação de 1.500 atletas nas provas de 12km, 25km e 42km de corrida e 40km de ciclismo. Os desafios começam no centro dos municípios de Orleans, Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, no sul de Santa Catarina, e terminam no mirante da Serra do Rio do Rastro.

Nesta edição, os atletas que forem correr os 25km vão ter a companhia do Feijão, um simpático cachorro caramelo sem raça definida, que acompanha o tutor e maratonista Edson Neumann, em várias corridas por Santa Catarina. Com apenas quatro anos, Feijão já coleciona 60 medalhas, inclusive de maratona, mas agora ele quer se tornar um guardião da Rio do Rastro Marathon.

“Eu sempre digo que o Feijão foi um presente de Deus. É tipo alma gêmea em forma de animal. Ele apareceu na minha vida num momento muito importante de 2017, quando eu estava numa crise grave e praticamente mal conseguia andar, por causa de uma doença degenerativa. A nossa conexão foi imediata. Quando voltei a correr, vi que ele ficava me olhando quando saia. Foi aí que comecei a ensiná-lo a correr. Ele é muito inteligente. Sabe todo os comandos de direita e esquerda, presta atenção em carro, respeita cone, identifica a faixa. Nas trilhas e corridas ele é muito esperto. Pelo cheiro, sabe por onde passaram os atletas. Ele é fantástico”, conta Neumann.

Neumann (35) e Feijão vão participar dos 25km da Rio do Rastro Marathon. (Arquivo pessoal)

Neumann (35) e Feijão vão participar dos 25km da Rio do Rastro Marathon. (Arquivo pessoal)

A dupla de Navegantes já conhece o percurso da prova. Treinou duas vezes na Serra do Rio do Rastro, mas será a primeira vez com um pórtico de largada e chegada. “Quando é prova a gente sempre quer se superar mais, mas eu tenho que respeitar muito meus limites. Então minha expectativa é terminar a prova e terminar bem. Estou só um pouco ansioso em relação ao tempo e ao frio, muito por causa do Feijão.”

Dicas para subir a Serra do Rio do Rastro

Já Alan Frank volta à Serra do Rio do Rastro para tentar o bicampeonato. Na primeira edição, ele correu os 42km em 3h09m55s e venceu sua primeira maratona. O atleta de Curitiba também fez o melhor tempo no último trecho da prova, no Desafio 7K da Santa: 44 minutos. “Mesmo sendo campeão, fiquei com a sensação de poder fazer um pouco melhor. Mas eu acredito que esse ano tenham mais atletas lutando pela ponta. A Rio do Rastro Marathon me ensinou que posso ser mais forte que imaginava.”

Saulo Arruda, atleta de Belo Horizonte, entende muito bem da ansiedade de enfrentar a Serra do Rio do Rastro. Em outubro, ele fez os 42km e este ano vai repetir o percurso. Mas desta vez, o ultramaratonista não vai ficar de olho no relógio para fechar a prova. Saulo escolheu correr e conhecer as histórias de quem se desafiará serra acima. “Eu vou fazer a cobertura dos 25km no sábado e, no domingo, vou fazer a prova e ao mesmo tempo interagir com os atletas que estarão correndo”.

O proprietário da SA Run Assessoria Esportiva já fez várias provas pelo Brasil e em terrenos variados, e sabe que subir a Serra com dicas preciosas faz bastante diferença, principalmente nos momentos em que as pernas já estão cansadas. “Use a gravidade ao seu favor. Corra com uma tendência de queda pra frente. Mas essa inclinação não é da cintura pra cima, e sim do tronco pra baixo. Isso vai facilitar que você se projete pra frente. Aumente sua cadência, dê passadas mais curtinhas para a corrida ficar mais leve. Se quiser aumentar a sua velocidade, aumente a frequência, e não o tamanho da passada. Eleve mais o joelho, assim a sua corrida fica mais aérea. Você dá um tempo maior de descanso para a sua panturrilha e o seu tendão, que são os mais exigidos. Afinal, naturalmente na subida, nós corremos mais com a frente do pé. E quando você estiver mais cansado deixe o calcanhar encostar mais o chão, assim, de novo, você aumenta o tempo de descanso da panturrilha e do tendão.”

Numa prova com a Rio do Rastro Marathon, com 2.560m de altimetria, é muito comum ver os atletas caminhando ao invés de correr, e essa caminhada na prova também tem técnica. “Antes de você estar plenamente cansado de correr, faça caminhadas o mais rápido que você puder. Pra isso, treine o gesto da caminhada na subida em esteira, durante dez minutos, pelo menos uma vez por semana, assim você vai estar com o corpo e a mente acostumados com essa postura”, completa Saulo.

A primeira prova da programação acontece neste sábado, às 7 horas, com a largada dos 25km de corrida, em frente à prefeitura de Lauro Müller. Já para os ciclistas dos 40km de ciclismo, a prova inicia às 8h30m, ao lado do paredão de Orleans. Nesse mesmo local, no domingo, às 7h, é a vez da maratona. Os atletas do Desafio dos 12, largam às 10h15m de domingo, do Mirante 12.

Nos dois dias, a Serra do Rio do Rastro vai ser fechada para a passagem dos atletas, a partir das 6h. A previsão é que o trânsito volte a ser liberado, a partir das 14h, quando o último atleta deve finalizar a prova. Neste período, apenas veículos da organização e autorizados poderão trafegar pela rodovia SC 390. (Iúri Totti)

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários