Rio do Rastro Marathon vai reunir 1.500 atletas em sua segunda edição
Iúri Totti
Rio do Rastro Marathon vai reunir 1.500 atletas em sua segunda edição


Considerada a estrada mais espetacular em uma enquete de uma revista espanhola em 2012, as 284 curvas da Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, recebe, nos dias 14 e 15 de maio, a segunda edição da Rio do Rastro Marathon. Cerca de 1.500 atletas, entre corredores e ciclistas vão participar da competição, que já está com suas inscrições encerradas.

“Minha decisão de correr veio após conhecer a região de Bom Jardim da Serra. Que lugar lindo, de encher os olhos! Imaginei como seria incrível poder fazer este trecho correndo, afinal, eu parava a cada curva para bater uma foto para guardar aquele momento na memória”, conta Débora Reis, atleta de Florianópolis.

Duas medalhas para os Guardiões da Serra da Rio do Rastro Marathon

Quem corre a Rio do Rastro Marathon vive experiência única e até indescritível diante do que encontra no percurso. Uma nova descoberta, mesmo para quem já correu serra acima. Adriano Gomes, ultramaratonista e médico, esteve na edição de estreia, em outubro do ano passado, participando da duas provas de corrida, com 25km no sábado e 42km no domingo. “Vencer a Serra uma vez é um grande desafio. Vencê-la duas vezes consecutivas é superar o limiar do que parece ser impossível e descobrir novos limites para o que se pode fazer. E eu fiz isso, em 2021″, relata o Dr. Corrida, como é conhecido nas redes sociais.

Para o atleta de Recife, se tornar Guardião da Serra duas vezes, não bastou. Adriano volta a Santa Catarina para encarar as duas provas novamente, e estar no seleto grupo de 50 corredores que vão fazer parte da Missão do Guardião. “Vou fazer uma nova viagem aos extremos do que sou capaz. E a Rio do Rastro Marathon terá um presente especial: uma medalha extra – não para me premiar por uma distância ou um tempo, mas, como símbolo daquele momento em que não medi esforços ou impus limites físicos para ser um verdadeiro Guardião da Serra do Rio do Rastro”, diz ele, entusiasmado.

Os atletas que completarem as duas distâncias, de 67km. vão ganhar uma medalha de finisher, uma das novidades da edição deste ano que a Corre Brasil e o Mountain Do criaram a pedido dos corredores. Os três primeiros colocados no masculino e feminino vão ganhar troféu.

Leia Também

As provas de corrida acabam virando um evento para toda a família, e muitos corredores “nascem” assim, assistindo alguém correr, se superar e vencer desafios. Mas encarar a Rio do Rastro Marathon exige um treinamento específico para enfrentar os 25km e os 42km.

Débora, que teve amor à primeira vista com a Serra, tem em casa um grande exemplo na corrida, o marido Fabiano Braun, ultramaratonista e treinador da Floripa Runners, que vai fazer os 25km de corrida na Rio do Rastro Marathon. Ela também tinha se inscrito para a prova de sábado, mas foi surpreendida com a notícia da nova modalidade este ano: o Desafio dos 12. “Depois que eu participei de um treino realizado pela minha assessoria, decidi que isso não era pra mim, e pensei em desistir, foi quando veio a grata surpresa dos 12km. Esse era o trecho que eu mais queria correr, o topo. Continuo achando que será um grande desafio, mas estou empolgada para seguir perdendo o fôlego com a subida, e as lindas paisagens da Serra”, diz ela.

Assim, como nas distâncias de 25km e 42km, no Desafio dos 12 também terá tempo de corte. Os atletas precisam passar pelo Km 8 com até 2h03m59s de prova, e o máximo para fechar o percurso é 2h44m59s. A nova modalidade será disputada no domingo, com largada às 10h15m, no mirante 12, em Lauro Müller.

Os atletas inscritos vão chegar na largada em um ônibus exclusivo da organização. Ele será o único meio de transporte, já que a Serra fica totalmente fechada para carros particulares durante a realização das provas no fim de semana. (Iúri Totti)

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!