Projeto de triatleta olímpico negocia contratação de pioneiro do esporte no Brasil para descoberta de talentos
Jonas Moura
Projeto de triatleta olímpico negocia contratação de pioneiro do esporte no Brasil para descoberta de talentos


O objetivo é ambicioso. Catalisar iniciativas que façam do esporte uma ferramenta de transformação social, por todo o Brasil. Para isso, o Instituto Escolinha de Triathlon Formando Campeões, do triatelta olímpico Juraci Moreira, negocia a contratação de Homero Cachel, treinador responsável pela formação de atletas que marcaram a história do esporte no Brasil.

+ Com torcida de Neymar e Medina, Paulo André muda de patamar no BBB e pode dar luz ao atletismo

Cachel é agora o treinador da Seleção Escolinha de Triathlon Formando Campeões, grupo de alto rendimento do projeto, formado por seis jovens talentos do Paraná já em destaque em competições internacionais. É o caso de Gabrielle Lemes, bicampeã brasileira e medalha de bronze no Sul-Americano, em fevereiro deste ano. O Instituto intermediou junto à Confederação Brasileira de Triatlo (CBTri).

Homero é considerado pioneiro do triatlo no país. Ex-atleta do ciclismo, migrou para a modalidade em 1983, quando ainda havia poucos praticantes brasileiros, e especializou-se na área. Escolinha de Triathlon Formando Campeões

Homero e Juraci (Foto: Escolinha de Triathlon Formando Campeões)

O profissional do esporte ajudou a transformar o Paraná em celeiro de campeões do esporte, treinando nomes como Juraci, triatleta com participação em três Olimpíadas. Hoje, é diretor técnico da Federação Paranaense de Triathlon, presidente da Comissão de Treinadores da CBTri e comanda a assessoria esportiva que leva o seu nome.

Na Seleção Escolinha, retoma a parceria com Juraci, fundador presidente do Instituto, e tem a missão de ajudar a equipe a trilhar o mesmo caminho de seu ex-pupilo.

- Eu sempre tive talentos nas mãos, mas muitas vezes eles ficavam limitados por falta de investimento. O Juraci tem capacidade para conseguir boas parcerias, tem um trabalho sério reconhecido no Brasil. A perspectiva é muito bacana - afirmou Cachel.

Leia Também

Jogos Sul-Americanos como laboratório

Além dos seis atletas que integram a Seleção Escolinha de Triathlon Formando Campeões, Homero assumiu o treinamento do grupo de pré-alto rendimento. O time é formado por alunos da Escolinha com potencial para se desenvolver e competir na elite do esporte. Cachel também conta com a parceria de Jéssica Rodrigues, como treinadora. A coordenação geral é de Ricardo Júnior Cardoso.

A nova fase de treinamento dos atletas já será colocada à prova nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, em Rosário, Argentina, a partir de 4 de maio. Vinícius Sant'Ana, da Seleção Escolinha de Triathlon Formando Campeões, fará sua primeira participação no evento, ao lado de Sophia Gomes, do grupo de pré-alto rendimento. Entre os dias 14 e 15 de maio, um grupo maior disputará o Sul-americano de Triathlon Sprint, em Formosa, também na Argentina.

Projetos irmãos

Em Fortaleza, Ceará, O Instituto Escolinha de Triathlon Formando Campeões já usou sua experiência e recursos para apoiar a Escolinha de Triathlon Atitude Atletas, um projeto esportivo que promove a inclusão social de crianças de comunidades carentes da Praia de Iracema.

O Instituto intermediou a captação de patrocínios para a Escolinha de Triathlon Atitude Atletas. Também dispôs de profissionais que ajudaram a desenvolver a iniciativa, calcada na experiência de seis anos do projeto da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, nascido no Paraná e replicado para todo o Brasil.

Graças ao esforço conjunto, o núcleo Pirambu da Escolinha de Triathlon Atitude Atletas já está tomando nova forma. Todas as crianças passaram por uma medição para a confecção dos uniformes e ganharam bicicletas novas.

- As crianças ficaram muito entusiasmadas, muitas nunca tinham andado de bicicleta, nunca tinham visto bikes assim. Toda a comunidade está envolvida com o projeto - comemora Juraci.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!