300 crianças são salvas da guerra da Ucrânia com ajuda da Federação Internacional de Judô
Lance!
300 crianças são salvas da guerra da Ucrânia com ajuda da Federação Internacional de Judô


A Federação Internacional de Judô (FIJ) anunciou o resgate de 300 crianças praticantes do esporte que tentavam fugir da guerra da Ucrânia. A FIJ ajudou com apoio financeiro e logístico na difícil missão que durou três dias e retirou crianças de todas as regiões do país que desde fevereiro vive sob o ataque da Rússia.

Os meninos e meninas foram realocados na Romênia, país que faz fronteira com a Ucrânia.

- Nossos jovens esportistas foram recebidos por George Teseleanu, proprietário do clube esportivo local às margens do Mar Negro. Enquanto a guerra continuar na Ucrânia, nossos jovens judocas receberão acomodação e alimentação e poderão continuar seu processo de estudo e treinamento – disse um porta-voz da IJF.

- Em primeiro lugar, sou sinceramente grato a todos que ajudaram neste momento difícil. Estamos unidos e estamos sempre prontos para ajudar uns aos outros. Esperamos que nossos filhos possam continuar seu processo de treinamento de maneira adequada e que a guerra na Ucrânia termine em breve - disse o presidente da Federação Ucraniana de Judô, Mykhailo Koshliak.

Essa não é a primeira sanção da FIJ diante da guerra. Vladimir Putin, presidente da Rússia e principal responsável pelo conflito, era presidente honorário da federação e acabou perdendo o cargo . A guerra na Ucrânia segue atingindo diretamente o esporte e vitimando milhares de civis, como aponta os jornais internacionais.

Como sanção, a Rússia perdeu competições como a Fórmula 1 e acabou ficando de fora da repescagem da Copa do Mundo. Jogadores de futebol brasileiros que atuam na Ucrânia fizeram uma verdadeira cruzada para deixar o país. Atletas e ex-atletas que se alistaram no exército foram mortos em combate e outros ainda continuam na luta, como o prefeito de Kiev Vitali Klitschko, ex-campeão mundial de boxe .

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários