Em parceria com a LBV, CIEsPP vai inaugurar sala de lutas para atender moradores de comunidades
Leonardo Fabri
Em parceria com a LBV, CIEsPP vai inaugurar sala de lutas para atender moradores de comunidades


Criado há três anos para especializar a tropa da Polícia Militar do Rio, o Centro de Instrução Especializada e Pesquisa Policial (CIEsPP), em Ramos, na Zona Norte, vai inaugurar no final de abril um dojô com o objetivo principal de levar o ensinamento das artes marciais a moradores da comunidade Roquete Pinto, que fica ao lado do batalhão.

"Essa iniciativa busca dar a possibilidade de jovens terem acesso a modalidades esportivas gratuitamente, para lazer ou para se tornarem atletas. Com profissionais qualificados, o compromisso do CIEsPP é tornar possível a construção de uma realidade melhor a milhares de cidadãos carentes", explica a tenente Paula Mendes.

A ideia é fruto de experiências bem-sucedidas lideradas pela parceria entre LBV, Super Rádio Brasil 940 AM, Prime Esportes e Boomboxe e Tintas Nacional, que há mais de 12 anos implementa estruturas para treinamentos de artes marciais em comunidades e unidades de forças de segurança no estado do Rio.

Um dos principais projetos idealizados por essa parceria é o Geração UPP, que desde 2009 leva o jiu-jitsu a moradores de comunidades através de policiais graduados, gerando uma aproximação entre os militares e a população, tendo, inclusive, chamado a atenção do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC).

O sucesso da ação reflete na melhoria da qualidade de vida dos atendidos pelo projeto e na relação entre policiais e moradores. Além disso, foi formado um verdadeiro exército de campeões no tatame, com conquistas de títulos nacionais e internacionais, incluindo o mundial da IBJJF, principal organização da modalidade no mundo. Inclusive, um dos alunos descobertos pelo projeto hoje é faixa-preta e dá aula na Itália.

"É de suma importância destacar a importância dos projetos sociais no interior das comunidades, uma vez que a prática dos mesmos consegue proporcionar diversos benefícios. Entre eles podemos destacar: socialização, saúde física e mental, disciplina e afastamento da criminalidade", frisa o PM, faixa-preta e professor Felipe Jeronimo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!