9 do hexa? Richarlison volta à Seleção Brasileira e mostra que pode ser a solução que Tite tanto buscou
João Marcos Santana*
9 do hexa? Richarlison volta à Seleção Brasileira e mostra que pode ser a solução que Tite tanto buscou


De volta à Seleção Brasileira nesta Data-Fifa após ficar de fora das últimas três convocações, o atacante Richarlison mostrou que pode ser o camisa 9 que o técnico Tite tanto ao longo das Eliminatórias Sul-Americanas . Reserva na vitória sobre o Chile, o atleta do Everton foi titular diante da Bolívia. Em ambos os jogos, o Pombo balançou as redes.


Embora não seja um centroavante de ofício, Richarlison sempre teve facilidade para jogar mais centralizado, como homem de referência. Veloz, com boa estatura e bom jogo de corpo, ele deixou claro que tem também a principal característica que um camisa 9 precisa: o oportunismo.

+ Tabela das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022

Nessa terça-feira, em La Paz, Richarlison marcou dois gols muito parecidos, aproveitando sobra na pequena área. No primeiro, o atacante marcou após chute de Antony que desviou na marcação. No segundo, nos acréscimos da etapa final, ele pegou rebote do goleiro em finalização de Rodrygo.

Contra o Chile, entretanto, quando marcou saindo do banco de reservas, Richarlison demonstrou a característica a qual deixou os torcedores mais habituados. No lugar do simples oportunismo, ele mostrou repertório, limpando a marcação com categoria e batendo no canto. Brasil x Chile - Richarlison

Richalison precisou de 15 minutos em campo para marcar contra a Roja (Foto: CARL DE SOUZA / AFP)

Até aqui, Tite testou, além de Richarlison, outros oito jogadores que atuam como referência, mas ninguém se destacou ao ponto de se firmar como dono da posição. Foram eles: Gabriel Jesus, Roberto Firmino, Gabigol, Matheus Cunha, Pedro, Hulk, Arthur Cabral e Thiago Galhardo.

As atuações do Pombo nos dois últimos jogos podem ter carimbado seu passaporte rumo ao Qatar. Com a possibilidade do aumento do número de convocados para o Mundial, passando de 23 para 26 nomes , o jogador do Everton, salvo um problema físico, dificilmente não irá para o Oriente Médio.

+ ATUAÇÕES: Bruno Guimarães é o melhor, e Richarlison marca dois em vitória do Brasil sobre a Bolívia

Richarlison chega até aqui com 34 partidas disputadas com a camisa da Seleção, tendo feito 13 gols e dado cinco assistências. Nestas Eliminatórias, ele fez cinco gols, número que o coloca com vice-artilheiro brasileiro no torneio, atrás apenas de Neymar (oito gols).

Leia Também

Bolívia x Brasil - Richarlison

Nas alturas de La Paz, voo rasante do Pombo foi o que prevaleceu (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

Em entrevista coletiva antes da partida contra o Chile, Richarlison pediu respeito e afirmou que se estava na Seleção era porque tinha seu valor . Tachado como o brincalhão, o atleta do Everton se coloca como possível solução para Tite em busca do hexa no Qatar.

* Estagiário, sob a supervisão de Victor Mendes.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários