Venda milionária, sucesso na Ucrânia e carrasco do Real Madrid: alvo do Grêmio, Tetê é destaque do Shakhtar
João Marcos Santana*
Venda milionária, sucesso na Ucrânia e carrasco do Real Madrid: alvo do Grêmio, Tetê é destaque do Shakhtar


Pensando em reforçar o elenco para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro, o Grêmio tem interesse na contratação do atacante Tetê , que atua no Shakhtar Donetsk . Com o futebol local paralisado por conta da invasão militar da Rússia no território ucraniano , o atleta de 22 anos tenta a liberação para voltar ao Brasil por empréstimo.


Formado na base do clube gaúcho, o jogador foi vendido ao Shakhtar em fevereiro de 2019 , sem sequer estrear profissionalmente pelo Tricolor. Em três anos no futebol ucraniano, Tetê se tornou um dos principais nomes do time do Leste Europeu, e o LANCE! mostra como foi a trajetória do atleta no Velho Continente até o momento.

+ Veja a tabela das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2022

BOM INÍCIO
Tetê desembarcou na Ucrânia em meio à temporada 2018/19, com o Campeonato Ucraniano em andamento e caminhando para sua reta final. Por conta disso, o brasileiro, apesar da expectativa, precisou ter paciência, mas mostrou o porquê de ser uma aposta do clube. Em dez partidas, marcou quatro gols e deu ainda três assistências.

OSCILAÇÃO
A temporada seguinte foi de oscilação para o camisa 14, que tem preferência por atuar na ponta direita, mas também joga pelo outro lado. Embora tenha começado bem com o técnico Luís Castro, hoje no Botafogo, o atacante terminou o ano alterando entre time titular e reserva. Foram nove gols e cinco assistências em 34 partidas.

AFIRMAÇÃO
A terceira temporada chegou e Tetê assumiu protagonismo no Shakhtar Donetsk. Em seu segundo ano completo, o ex-Grêmio, apesar de ter números inferiores em relação à época anterior, ganhou a confiança e se mostrou importante. Titular constantemente, o brasileiro fez valer o investimento e ganhou protagonismo, com oito gols e cinco assistências em 36 partidas.

CARRASCO DO REAL MADRID
Ainda falando da terceira temporada de Tetê no Shakhtar Donetsk, um capítulo à parte. Na estreia da Champions League 2020/21, o camisa 14 foi o grande destaque na vitória sobre o Real Madrid por 3 a 2 . O atacante marcou um gol, participou do segundo e deu a assistência para o terceiro, em plena casa do maior vencedor da história da competição europeia.

Real Madrid x Shakhtar Donetsk - Tetê

Tetê teve dia especial contra o Real Madrid (Foto: Divulgação / Shakhtar Donetsk)

+ Canadá garante vaga na Copa do Mundo: veja os países já classificados

FASE ARTILHEIRA

​Em sua quarta temporada pelos Mineiros, apelido que o Shakhtar carrega, Tetê era o principal jogador da equipe. Titular absoluto, o gaúcho de Alvorada havia entrado em campo 28 vezes, tendo marcado dez gols e dado duas assistências. Até a paralisação do Campeonato Ucraniano, que o seu time liderava, ele era o artilheiro da equipe, com nove gols no torneio nacional.

NÚMEROS GERAIS
101 jogos
31 gols
15 assistências

TÍTULOS
Campeonato Ucraniano: 2018/19 e 2019/20
Copa da Ucrânia: 2018/19
Supercopa da Ucrânia: 2021/22

* Estagiário, sob a supervisão de Cayo Pereira.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!