Clube alemão suspende vínculo com patrocinadora russa após início da guerra na Ucrânia
Lance!
Clube alemão suspende vínculo com patrocinadora russa após início da guerra na Ucrânia


O time alemão Schalke 04, atualmente na na segunda divisão do futebol nacional, anunciou o rompimento depois de 15 anos de parceria entre o clube e a estatal de gás russa, Gazprom. Segundo o Schalke, a parceria está sendo suspensa devido aos ‘ acontecimentos recentes ’.

O conflito geopolítico passa pelo interesse da Ucrânia em se aliar com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), uma aliança militar que, nos últimos anos, anexou países que faziam parte da extinta União Soviética e que atualmente conta com 30 membros.

Vladimir Putin, presidente da Rússia, afirma que a anexação da Ucrânia e da Geórgia pela OTAN é uma ameaça ao seu país. Na última segunda-feira (21), através de um pronunciamento oficial, Putin reconheceu as independências das duas regiões, embora o conflito militar aconteça há oito anos. E nesta quinta-feira (24), a Rússia invadiu militarmente a Ucrânia com o intuito de defender as reivindicações territoriais das duas regiões.

Tendo em vista este cenário, o Schalke 04 optou por suspender o vínculo com a Gazprom que era a principal patrocinadora da equipe desde 2007. No lugar da marca, será estampado o nome do time.

Leia Também

Entenda o caso:
A Ucrânia fazia parte da extinta União Soviética, mas declarou independência no dia 21 de agosto de 1991. O país era tratado como uma região chave da antiga nação socialista por ser a segunda região mais populosa e por concentrar grande parte do setor agrícola, industrial e de aparatos militares.

No entanto, o conflito geopolítico passa pelo interesse da Ucrânia em se aliar com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), uma aliança militar que, nos últimos anos, anexou países que faziam parte da extinta União Soviética e que atualmente conta com 30 membros.

Vladimir Putin, presidente da Rússia, afirma que a anexação da Ucrânia e da Geórgia pela OTAN é uma ameaça ao seu país. O leste da Rússia é considerado o ponto mais vulnerável do ponto de vista militar, mas a OTAN agregou Estônia, Letônia e Lituânia para a aliança militar em 2004, o que irritou o Kremlin.

​Também em 2014, Donetsk e Luhank, províncias de Donbas, que também são próximos da Rússia devido a presença de grande parte da população que tem etnia russa, declararam independência da Ucrânia. O caso fez com que clubes de futebol, como o Shakhtar e o Zorya tivessem que deixar as regiões de origem e atuassem em Kiev.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários