Dez dias após conquistar o inédito Mundial de Clubes sobre o Palmeiras, o Chelsea vira a chave e encara o Lille , nesta terça-feira, pela Champions League . O clube inglês encara uma semana decisiva, pois após o duelo contra a equipe francesa, os Blues enfrentam o Liverpool, neste domingo, pela final da Copa da Liga Inglesa.
DECISÃO ATRÁS DE DECISÃO
Por mais que os resultados do Chelsea tenham sido questionados nos últimos meses, Thomas Tuchel parece ter reencontrado o caminho das vitórias e só vence os seus adversários desde o último dia 23 de janeiro, quando a equipe derrotou o Tottenham pela Premier League.
> Veja a tabela da Champions League
Após partidas irregulares nos dois últimos meses, os Blues entraram no eixo em fevereiro, um mês marcado por decisões. No início, a equipe londrina derrotou o Plymouth Argyle e avançou de fase na Copa da Inglaterra, conquistou o Mundial de Clubes e tem mais dois confrontos chaves para o restante da temporada.
O Chelsea entra em campo diante do Lille com grande favoritismo, principalmente após vencer o Crystal Palace no Campeonato Inglês e voltar a sonhar com uma briga por título na Premier League. Por outro lado, os franceses não vêm bem na Ligue 1, sofreram uma goleada do PSG por 5 a 1 no último dia 6 de fevereiro e só venceram um confronto neste mês.
Apesar do favoritismo inglês, os Blues também pensam no próximo domingo, onde irão encarar o Liverpool pela final da Copa da Liga Inglesa. Thomas Tuchel pode conquistar seu quarto título em pouco mais de um ano à frente da equipe londrina, embora a prioridade seja a Liga dos Campeões. A luta por um bicampeonato consecutivo segue vive para igualar os feitos de Liverpool e Notthingham Forest, únicos ingleses campeões da Europa em dois anos subsequentes.
MOMENTO POSITIVO
Embora os meses de dezembro e janeiro tenham sido irregulares, o Chelsea reconquistou a confiança do torcedor, principalmente em duelos chaves. Além da conquista do Mundial de Clubes, os Blues avançaram de fase na Copa da Inglaterra após eliminar o Plymouth. O elenco é experiente e gosta de atuar em jogo grande.
Chelsea eliminou o Plymouth na Copa da Inglaterra (Foto: GLYN KIRK / AFP)
Nos últimos cinco jogos, os londrinos conquistaram cinco vitórias e sofreu apenas dois gols. Embora ainda não seja o Chelsea de 2021, o clube volta a crescer, se não em desempenho, mas em resultado, no momento correto da temporada.
No entanto, favoritismo não entra em campo. Em um confronto entre ingleses e franceses há dois anos, o Manchester City saiu de campo derrotado de forma surpreendente pelo Lyon por 3 a 1 e eliminado nas quartas de final da Champions League de 2019/2020. O atual campeão da Ligue 1 não está bem, mas a zebra está disposta a passear pelo Stamford Bridge.
PARA OS MAIS SUPERSTICIOSOS
Em 2021, o Chelsea sofreu uma derrota para o Manchester City em janeiro, assim como na atual temporada. Além disso, os Blues iniciaram uma série de vitórias a partir do dia 24 de janeiro, enquanto que essa série, neste ano, começou no último dia 23 de janeiro.
Dos cinco últimos jogos disputados antes do confronto contra o Atlético de Madrid na última edição da Champions League, sendo todos em fevereiro, a equipe londrina venceu quatro e empatou apenas um, enquanto neste ano triunfou nas quatro partidas disputadas.
Resta saber onde as coincidências se encaixam e se elas irão se encaixar. O período é de confiança, é de torcedor entusiasmado, empolgado e crente que novas conquistam podem surgir. E, de preferência, que elas sejam no curto e no médio prazo.