Medvedev supera Tsitsipas e encara Nadal na final em Melbourne
TÊNIS NEWS
Medvedev supera Tsitsipas e encara Nadal na final em Melbourne


Jogando sob teto fechado na Rod Laver Arena, o russo Daniil Medvedev, vice-líder da ATP, confirmou sua melhor forma ao superar o grego Stefanos Tsitsipas, quarto, e está na grande final do Australian Open, onde encara o espanhol Rafael Nadal.

Medvedev precisou de 2h35 para fechar o placar em 7/6 (7-5) 4/6 6/4 6/1 tendo disparado 13 aces contra cinco do grego, que cometeu uma dupla-falta contra quatro do russo, que cometeu 28 erros não-forçados contra 32 do grego, que disparou 35 bolas vencedoras contra 39 de Medvedev.

Na grande final em Melbourne Park, Medvedev encara o espanhol Rafael Nadal, que bateu o italiano Matteo Berrettini. Medvedev e Nadal se enfrentaram em quatro oportunidades e o russo perdeu três, sendo uma delas sua primeira final de torneio do Grand Slam, no US Open 2019.

A ida à final colocou Medvedev ao lado do melhor tenista da história do seu país, Marat Safin, que também fez quatro finais do Grand Slam na carreira. Campeão do US Open 2000 e o Australian Open 2005, Safin está à frente de Medvedev como melhor tenista russo por ter um título a mais de Grand Slam e ter sido número 1 do mundo.

O Jogo

O primeiro set foi marcado por bastante equilíbrio entre os dois tenistas, que com táticas diferentes trabalharam muito bem seus games de saque. Tsitsipas optou por forçar saques colocados ao centro da quadra ou abertos e definição dentro de quadra na segunda bola. Medvedev optou por saques colocados ou de colocar bola em jogo e alongar trocas na linha de base forçando bolas no backhand do grego. Firmes, sem chances de quebra foram para o tiebreak. Ali, Tsitsipas chegou a abrir 4/1 com mini-quebra no segundo ponto, mas espanou a bola no 8º ponto cedendo a devolução da mini-quebra e perdeu o set.

Na segunda parcial, Tsistipas saiu quebrando o saque do russo, abriu 3/0, mas não sustentou o saque e pressionado viu o russo devolver a quebra no 6º game, mas seguiu firme na partida e com nova quebra no 9º game empatou em parciais.

No intervalo dos sets, Medvedev perdeu a cabeça e gritou com o árbitro da partida denunciando que o pai e treinador de seu adversário, Apostolos Tsitsipas, falava com o filho a todos os pontos, o que é contra as regras. A parcial começou com o grego pressionando, mas sem converteu os breakpoints do primeiro game, arrastou o jogo até ser quebrado no 10º game.

Com dois sets abaixo, Tsitsipas pareceu acusar o cansaço e com dificuldades de manter sua tática efetiva, perdeu cinco games consecutivos com quebras no 4º e 6º games.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários