Ausência de Gómez no Palmeiras deve abrir disputa na zaga nos jogos pré-Mundial de Clubes
Alexandre Guariglia
Ausência de Gómez no Palmeiras deve abrir disputa na zaga nos jogos pré-Mundial de Clubes


Por conta da Data Fifa que englobará jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo, o Palmeiras ficará sem três jogadores do elenco nesse período, que perderão inclusive partidas do Campeonato Paulista . No entanto, esses compromissos podem ajudar na dor de cabeça de Abel Ferreira para definir a lista do Mundial , visto que sem Gustavo Gómez, capitão e titular absoluto, outras peças podem se destacar e garantir uma vaga no torneio em Abu Dhabi.

TABELA
> Veja classificação e simulador do Paulistão-2022 clicando aqui

> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

GALERIA
> Confira a pré-lista de inscritos do Palmeiras para o Mundial de Clubes

Atualmente, os zagueiros utilizados no 11 inicial são Gómez e Luan. Esses estão mais do que garantidos entre os 23 da lista de Abel. Mas a partir daí a incógnita fica grande. Como os laterais têm sido utilizados como terceiros zagueiros nesse novo esquema, isso deve limitar a escolha por muitos beques.

Sendo assim, restam Renan, Murilo e Kuscevic. Esse último, porém, ficará com a impressão que deixou em 2021 e nos treinos, já que foi convocado pela seleção chilena e será desfalque assim como Weverton e Gómez. Teoricamente, ele levaria vantagem por essa vivência prévia com o elenco e com o técnico, mas pode acabar perdendo espaço por conta do desempenho de seus colegas.

Renan é o outro que na teoria pode levantar e alguns motivos pesam a seu favor: como é canhoto e joga pela esquerda, atende a uma necessidade enxergada por Abel Ferreira. Além disso, pode atuar como lateral-esquerdo, ou seja, pode fazer mais de uma função. Se estiver em condições, já que tem feito um cronograma especial, deve formar a zaga em algum dos próximos jogos.

Murilo, por sua vez, é o mais novo do elenco e fez sua estreia no último domingo, contra o Novorizontino., entrando no lugar de Luan, alternando entre o zagueiro central do trio ou aquele pelo lado esquerdo. Deve ser testado justamente ali, função para a qual ele foi contratado, mesmo não sendo canhoto. Luan, dessa forma, tende a retornar para o lado direito.

Ou Abel pode colocar Marcos Rocha como o terceiro zagueiro pela direita, centralizando Luan e deixando Renan ou Murilo pelo lado esquerdo. Dessa forma, Piquerez seria deslocado mais como ala, ou Jorge entraria nessa função que hoje é realizada por Gustavo Scarpa. Como o treinador português deve rodar o elenco por conta da maratona de jogos antes do Mundial, vários testes desse tipo devem acontecer nas próximas três partidas pelo Paulistão.

Se o técnico ainda tem alguma dúvida sobre quem será levado nessa para essa posição, tal sequência de duelos pode ser decisiva para a confecção dessa lista. Vale lembrar que a Fifa adiou o prazo da inscrição para até 48 horas antes da estreia, ou seja, dia 6 de fevereiro. Assim, Abel Ferreira poderá levar seu elenco inteiro para Abu Dhabi e decidir os escolhidos já nos Emirados Árabes Unidos.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários