Catarinense, velejador olímpico confirma presença no moderno Phoenix na luta pelo bicampeonato Brasileiro de de Vela de Oceano
Lance!
Catarinense, velejador olímpico confirma presença no moderno Phoenix na luta pelo bicampeonato Brasileiro de de Vela de Oceano


Em casa. Literalmente. Assim estará o catarinense André Fonseca, para a disputa do Campeonato Brasileiro da classe ORC, a mais conceituada da Vela de Oceano, que acontece entre os dias 1º e 5 de fevereiro na raia de Florianópolis (SC) no Veleiros da Ilha, durante a 33ª edição do Circuito Oceânico de Santa Catarina.

Bochecha, como é conhecido, tem no currículo participações Olímpicas como Sydney 2000, e três idas a The Ocean Race, a regata Volta ao Mundo, uma com o barco Brasil 1 em 2005. Ele estará à bordo do barco paulista Phoenix, de Santos (SP), comandado pelo experiente Eduardo Souza Ramos, outro velejador com histórico olímpico, que vai em busca do bicampeonato Brasileiro após vencer o título de 2021 em Ubatuba (SP).

Bochecha mora justo na frente do Veleiros da Ilha e conhece tudo da raia catarinense: "Expectativa é alta com o Campeonato, sou aqui de Jurerê, moro em frente à raia, queremos ver um grande campeonato e esperamos que a meteorologia ajude. Floripa essa época do ano é boa de vento, predomina o vento Nordeste, fica uma raia bem disputada. Floripa tem sua beleza natural das praias que atrai muita gente e com isso vemos muito interesse dos comandantes em vir. Defendemos o título Brasileiro, chegamos por isso com grande responsabilidade , o Phoenix é um barco novo, construído para andar rápido, então buscaremos tirar a melhor performance da tripulação sobre o barco para sair um bom número", disse Fonseca que detalha mais sobre a raia.

"Jurerê é uma raia muito parelha, bastante igual dos lados onde você consegue apenas pequenos detalhes, nem sempre é possível na raia você fazer grande diferença. O que será muito importante é a performance dos barcos. Estamos trabalhando e buscando priorizar como render melhor nosso próprio barco, correr um pouco mais, manobrar ele um pouco melhor e assim conseguimos melhorar o nosso rendimento. Esse será o grande segredo do Campeonato Brasileiro, tirar o melhor do barco e da tripulação"

Já são 33 veleiros confirmados na disputa, sendo 18 na disputa do Brasileiro ORC dos estados de SC, RS, SP e RJ. Entre eles o barco do Rio de Janeiro, o Ventaneiro 3, campeão Brasileiro de 2020 e vencedor da tradicional Santos-Rio na ocasião. O veleiro é comandado por Renato Cunha: "Estamos nos preparativos finais. Estamos bem animados, é sempre um prazer velejar no Iate Clube de Santa Catarina que tem sempre uma acolhida muito boa e uma raia maravilhosa e a disputa com os melhores velejadores e barcos brasileiros. Estamos terminando de compor a tripulação eesperamos uma grande competição", disse.

Outro forte concorrente do Phoenix é o barco Xamã, de Ilhabela (SP), comandado por Sérgio Klepacz, campeão Brasileiro na : "A competição promete, ano passado competimos com sucesso. Floripa nessa época vale a pena, é vento, é calor, um pouco diferente do Sudeste. Será um campeonato bastante desafiador", apontou .

As inscrições seguem abertas não só para a ORC, mas também BRA-RGS, RGS-Cruzeiro e Bico de Proa e podem ser realizadas pelo email [email protected] . As confirmações de inscrições e pesagens ocorrem no domingo e na segunda-feira, dias 30 e 31 de janeiro.

Confira os Barcos já confirmados na disputa:

1. O.ZettA - Cmdt. Rodrigo Zettermann - Iate Clube Guaíba (RS) - ORC
2. Terroso - Cmdt. Carlos Augusto de Matos - Veleiros da Ilha (SC) - ORC
3. Kanaloa - Cmdt. Airton Shenaider - CDJ (RS) - HPE 30/ORC
4. Ponta Firme - Cmdt. Adriano Santos - VDS (RS) - HPE 30/ORC
5. Dona Bola - Cmdt. Ricardo Tramujas - ICRJ (RJ) - ORC
6. Phoenix - Cmdt. Eduardo Souza Ramos - ICS (SP) - ORC
7. Inae 40 - Cmdt. Bayard Neto - Pier 27 (SP) - ORC
8. Catuana Kim - Cmdt. Paulo Cocchi - Veleiros da Ilha (SC) - ORC
9. Huka-Huka - Cmdt. Paulo Gonçalves - Rio Grande Yacht Club (RS) - ORC
10. Ximango - Cmdt. Paulo Gonçalves - VDS (RS) - HPE 30/ORC
11. Índio - Cmdt. Cícero Hartmann - VDS (RS) - ORC
12. Xamã - Cmdt. Sergio Klepacz - ICS (SP) - ORC
13. Kamikaze XI - Cmdt. Augusto Moreira - VDS (RS) - ORC
14. Salvo Conduto - Cmdt. Claudio Mika - CDJ (RS) - ORC
15. Rudá - Cmdt. Mario Martinez - Clube Internacional de Regatas (SP) - ORC
16. Boto - Cmdt. André Sobral - Marina Porto Imperial (RJ) - ORC
17. Crioula - Cmdt. Eduardo Plass - VDS (RS) - ORC
18. Ventaneiro 3 - Cmdt. Renato Cunha - ICRJ (RJ) - ORC
19. Garrotilho - Cmdt. Paulo Linhares - Veleiros da Ilha (SC) - RGS
20. Split - Cmdt. Edson Altino - Veleiros da Ilha (SC) - RGS
21. Mako IV - Cmdt. Alex Fazzini - Veleiros da Ilha (SC) - RGS Cruzeiro
22. Bruxo - Cmdt. Luiz Schaefer - Veleiros da Ilha (SC) - RGS
23. Plâncton - Cmdt. Jonas E. Chorociejus - Veleiros da Ilha (SC) - RGS
24. Gulliver II - Cmdt. Carlo de Leo - VDS (RS) - RGS
25. Parceiros - Cmdt Cleber Ramiro Dutra - CDJ (RS) - RGS
26. Bicho d'Água - Cmdt. Júlio Cesar de Oliveira - Veleiros da Ilha (SC) - RGS
27. Açores III - Cmdt. Paulo Schaefer - Veleiros da lha (SC) - RGS
28. Sawi-Di - Cmdt Renato Melo - Marina do Ribeirão da Ilha (SC) - RGS Cruzeiro
29. Harmonya - Cmdt. Antônio Moura - Veleiros da Ilha (SC) - Bico de Proa
30. Livre - Cmdt. Damiana da Rocha Vianna - VDS (RS) - Bico de Proa
31. Zeus Team - Cmdt. Inácio Vandresen - Veleiros da Ilha (SC) - C30
32. Caballo Loco - Cmdt. Mauro Dottori - YCI (SP) - C30
33 Kaikias - Cmdt. Eduardo Mangabeira - GVI (SP) - C30

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários