O lateral-esquerdo João Pistelli não teve seu contrato renovado e vai deixar o Santos. Ele retornou ao clube nesta temporada após seis anos atuando no Getafe, da Espanha, e chegou para defender a equipe Sub-23, mas foi peça chave no Sub-20, sendo até capitão da categoria na disputa do Paulista.
- Sou muito grato a tudo que o Santos me ofereceu. Pude retornar ao futebol brasileiro e mostrar o meu potencial aqui após anos na Europa. Além disso, pude aprimorar o meu espírito de liderança, algo que me amadureceu demais em minha passagem por aqui. Fico na torcida pelos meus companheiros durante a disputa da Copa São Paulo e com sensação de dever cumprido. Agora, vou seguir lutando pelos meus sonhos em novos ares - afirmou João.
Campeão do Paulista Sub-11 e Sub-13, ao lado da geração 2011, que tinha Rodrygo e Yuri Alberto, João atraiu o interesse de clubes europeus por conta da cidadania italiana. Em 2016, iniciou sua carreira na Europa pelo Rio Ave, de Portugal.
No clube português, atuou desde o Sub-15 até o Sub-19. Pelo Sub-18, foi o artilheiro da equipe com 18 gols marcados. Três anos mais tarde, chegou ao Getafe para defender o Sub-19 do time na primeira divisão espanhola.