Adepto à 'cultura da vitória', Paulo Sousa chega ao Flamengo após trajetória turbulenta na Polônia
Lance!
Adepto à 'cultura da vitória', Paulo Sousa chega ao Flamengo após trajetória turbulenta na Polônia


Em sua trajetória como técnico da Polônia, Paulo Sousa passou do status de criticado, tendo sua demissão pedida por dirigentes, a "objeto de disputa judicial", ventilado estágio do português que assinou com o Flamengo até dezembro de 2023. As arestas foram aparadas, a multa rescisória quitada e, agora, o comandante já trabalha nos bastidores para o seu maior desafio profissional por um clube, ciente da pressão por resultados imediatos.

Foram 15 jogos de Paulo Sousa no comando da Polônia desde março, com seis vitórias, cinco empates e quatro derrotas. O revés diante da Hungria, em casa por 2 a 1 na rodada final da fase de grupos das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2022, no Qatar, fez com que dirigentes da federação polonesa pressionassem o presidente Cezary Kulesza pela demissão, o que não ocorreu à época.

Essa foi a última partida da seleção da Polônia, que, por conta do resultado, disputará a repescagem para o Mundial contra o Rússia, em março, e, caso avance, enfrentará o vencedor de Suécia ou República Tcheca por uma vaga. Mais do que os resultados, as escolhas de Paulo Sousa foram questionadas, causando turbulência em sua trajetória.

O presidente, contudo, manteve o técnico no cargo. Na época, em novembro, Cezary Kuleska tornou público que havia uma cláusula no contrato de Paulo Sousa de prorrogação caso a equipe consiga a classificação para a Copa do Mundo. Porém, havia deixado em aberto o futuro do treinador em caso de insucesso.

Desde que o acordo com o Fla foi encaminhado, Paulo Sousa já foi chamado de "desertor" em capa de jornal local. A decisão ainda surpreendeu Robert Lewandowski, e gerou críticas de Marcin Gortat, polonês que jogou na NBA .

Quanto a trabalho ligado ao Brasil, Paulo Sousa já foi auxiliar de Luis Felipe Scolari nos tempos em que o brasileiro comandava a seleção portuguesa, mais precisamente na Euro de 2008. Agora, sem um currículo de peso nos clubes por onde passou, terá de mostrar cacife de imediato e, ciente disso, já valorizou a "cultura da vitória" e iniciou os planejamentos de treinos para janeiro .

- Todos os jogadores serão muito necessários na temporada longa, com muitos jogos, e o compromisso de todos é o que vai nos levar aos melhores objetivos, que são os objetivos do Flamengo, sempre. Criar emoção em todos os nossos torcedores com vitórias constantes. A cultura da vitória é muito importante - disse Paulo Sousa.

CURRÍCULO DE PAULO SOUSA

Paulo Sousa iniciou a carreira no sub-16 de Portugal, em 2008, mesmo ano em que foi auxiliar de Felipão na seleção principal portuguesa. Depois, treinou o Queens Park Rangers, Swansea e Leicester no futebol inglês. Em seguida, partiu para Videoton (Hungria), Maccabi Tel Aviv (Israel) e Basel (Suíça).

O seu trabalho mais longínquo foi na Fiorentina, da Itália, quando chegou em 2015: foram 95 jogos, com 43 vitórias, 25 empates e 27 derrotas ao longo de duas temporadas. Depois foi para a China, onde treinou o Tianjin Quanjian entre 2017 e 2018. Ainda comandou o Bordeaux, da França, entre 2019 e 2020, antes de assumir a seleção polonesa.

TÍTULOS DE PAULO SOUSA

Campeonato Suíço – Basel (14/15)

Campeonato Israelense – Maccabi (13/14)

Taça da Liga da Hungria – Videoton (11/12)

Supertaça da Hungria (2 vezes) – Videoton (11/12)

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários