Um dos times mais tradicionais do futebol nordestino, o Sport, não resistiu à elite nacional e fechou a temporada com mais um rebaixamento em sua história.
A jornada foi complicada desde os primeiros jogos. Assim que Jair Ventura e seus comandados evitaram a queda no Brasileirão 2020, o torcedor esperou uma melhora no elenco que nunca aconteceu.
Assim como nos últimos anos, o estadual foi deixado de lado e o foco foi a Copa do Nordeste. Porém, as atuações foram abaixo do esperado e a eliminação na fase de grupos frustrou todo mundo.
A decepção não se deu apenas no regional, a Copa do Brasil também ficou marcada negativamente. Logo na Primeira Fase, o Juazeiro-BA foi o algoz e derrubou o Leão.
Com apenas o estadual pela frente, a decisão da diretoria foi trocar o técnico e trouxe Umberto Louzer, que conseguiu entregar de maneira rápida e chegou na decisão.
Na final, dois confrontos equilibrados com o Náutico e derrota polêmica na disputa de pênaltis.
Brasileirão
Com o calendário livre, o Sport entrou no Campeonato Brasileiro para lutar contra o rebaixamento, mas as coisas não andaram do jeito que todos esperavam.
Sem conseguir os resultados esperados, Umberto Louzer entregou o cargo e deixou a diretoria a ver navios na busca por um comandante.
Sem sucesso nos treinadores brasileiros, o jeito foi explorar a América do Sul e Gustavo Florentín foi a escolha.
Sob o comando do paraguaio, nomes como Mailson, Mikael, Paulinho Moccelin e até mesmo Hernanes, subiram de produção e o Leão até chegou a sonhar com a salvação na luta contra o rebaixamento.
Porém, nas rodadas finais, derrotas em jogos chave foram determinantes para sacramentar a queda para a Segunda Divisão.