Retrospectiva LANCE!: contestado, ataque do Corinthians teve 2021 de altos, baixos e adições importantes
Alexandre Guariglia
Retrospectiva LANCE!: contestado, ataque do Corinthians teve 2021 de altos, baixos e adições importantes


Pela intensidade do Corinthians na busca por um centroavante , já é possível notar que a temporada 2021 não foi boa para o ataque do time. Durante toda a temporada, tanto com Vagner Mancini quanto com Sylvinho o setor não brilhou e passou por dificuldades. Várias formações foram testadas e a melhora acabou vindo quando os reforços chegaram para o meio-campo , que ajudou.

TABELA
> Veja classificação e simulador do Paulistão-2022 clicando aqui

> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

GALERIA
> Veja até quando vai o contrato de cada jogador do Corinthians

Basicamente, a formação do ataque corintiano em 2021 trouxe dois jogadores de lado de campo, ou com um meia improvisado ou com um atacante de origem, e um jogador como referência, não necessariamente um centroavante, mas muitas vezes com alguém improvisado como um falso 9. Apesar da velocidade ter funcionado em alguns momentos, nenhum sistema encantou.

Os dois homens de ataque que mais atuaram na temporada 2021 foram aqueles que também mais se destacaram nos números. Com 63 jogos, Jô marcou 12 gols e deu sete assistências, ou seja participou de 19 tentos da equipe. Mosquito, por sua vez, atuou em 63 partidas, marcou nove gols, deu cinco assistências, sofreu dois pênaltis e teve influência em um gol contra do adversário. Assim, participou de 17 tentos do time nesta temporada.

Mesmo assim, não dá para considerar que um ou outro foi titular absoluto em 2021. Em determinado momento, Mosquito foi o principal jogador do time, sendo altamente decisivo, no entanto, acabou perdendo espaço e terminou o ano no banco. Jô, apesar de ser artilheiro e atleta mais decisivo do elenco, foi contestado pela torcida e alternou entre a titularidade e o banco de reservas.

Quem ajudou mesmo o setor no segundo semestre foi Róger Guedes, que foi um dos grandes reforços do clube na temporada. O atacante fez 19 jogos, marcou sete gols, deu duas assistências e sofreu um pênalti, participando diretamente de dez tentos no período. Ele sim pode ser considerado um titular absoluto, assim como Willian, que também atuou no setor de meio-campo.

Os jovens Gabriel Pereira e Adson, em determinado momento, também foram destaques do elenco, ganhando espaço como titulares e tiveram participações decisivas em algumas partidas, mas também não terminaram a temporada como absolutos, até pela idade, que naturalmente traz oscilação para eles.

Além deles, jovens como Gustavo Mantuan, Antony, Felipe Augusto, Rodrigo Varanda e Cauê tiveram suas oportunidades, mas somente Varanda e Cauê chegaram a ter algum destaque, mas sem conseguirem sequência acabaram deixando de serem relacionados. Luan (improvisado como falso 9), Léo Natel e Marquinhos também fizeram parte da lista do ataque, mas bem discretos.

Por essas e outras, o Corinthians fecha a temporada 2021 focado em contratar um camisa 9, ou seja, um centroavante de ofício para acabar com essa desconfiança em torno do setor ofensivo. Mesmo com os números interessantes de Jô, o objetivo é trazer um nome incontestável, que faça companhia a Róger Guedes e aproveite a qualidade de Giuliano, Renato Augusto e Willian, além de potencializar a ascensão dos jovens do elenco.

Veja os números dos jogadores de ataque do Corinthians no ano de 2021:

Jonathan Cafú
1 jogo/0 gol

Gustavo Mantuan
3 jogos/0 gol

Antony
3 jogos/0 gol

Everaldo
4 jogos/0 gol

Felipe Augusto
4 jogos/0 gol

Willian
9 jogos/0 gol/2 assistências

Marquinhos
10 jogos/0 gol

Rodrigo Varanda
10 jogos/1 gol/1 assistência

Cauê
14 jogos/2 gols

Róger Guedes
19 jogos/7 gols/2 assistências

Adson
24 jogos/3 gols/3 assistências

Léo Natel
29 jogos/2 gols/1 assistência

Luan
36 jogos/5 gols/2 assistências

Gabriel Pereira

38 jogos/2 gols/2 assistências

Gustavo Mosquito
63 jogos/9 gols/5 assistências


63 jogos/12 gols/7 assistências

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!