Atletas do Tênis na Lagoa conquistam título de simples e duplas em Estoril, em Portugal
TÊNIS NEWS
Atletas do Tênis na Lagoa conquistam título de simples e duplas em Estoril, em Portugal


Alunos do Tênis na Lagoa - Instituto Mirania Gomes Borges, projeto social com 17 anos de existência que atende 160 crianças e adolescentes de todo o Rio de Janeiro, Antonio Vitor e Carlos Henrique,
levantaram troféus nesta terça-feira no segundo torneio disputado em Portugal, na cidade de Estoril, no Tênis Clube de Estoril.

Antonio Vitor venceu final contra Carlos Henrique em simples por 6/4 6/3 na categoria 14 anos. Antonio Vitor venceu todos os cinco jogos em dois sets na campanha. Depois eles se uniram nas duplas e venceram a dupla local formada por Thomé Vieira e Duarte Sanches por 7/6 6/3.

O torneio foi o segundo dos dois no país, tendo passado primeiro por Viana de Castelo. Na semana que vem o desafio será em Portimão.

Os dois conseguiram arrecadar a verba de R$ 25 mil através de vaquinha virtual para viajarem e cobrirem as despesas para disputarem torneios fora do Brasil pela primeira vez. Enquanto Antonio Vitor é filho de porteiro com doméstica e vive no prédio onde o pai trabalha em Ipanema, Carlos Henrique é da comunidade da Cruzada São Sebastião.

Sobre o Projeto Tênis na Lagoa

Fundado em 2004 por Alexandre Borges, professor e apaixonado por tênis desde a infância, o Projeto Tênis na Lagoa - Instituto Mirania Gomes Borges surgiu inicialmente como uma iniciativa particular para atender crianças e adolescentes de comunidades carentes do Rio de Janeiro. Em 2020, o projeto tornou-se Instituto Mirania Gomes Borges em homenagem à mãe de Alexandre.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio da prática esportiva, o projeto utiliza as quadras públicas localizadas em frente ao Clube Monte Líbano, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Teve início assim a oferta gratuita de aulas de tênis para a população em vulnerabilidade social da região.

Tendo como princípios a construção coletiva, o respeito à diversidade, a educação integral e a autonomia, o Tênis na Lagoa começou atendendo inicialmente cerca de 60 crianças de comunidades próximas.

Hoje, mais de 160 crianças e adolescentes são atendidos pelo projeto não apenas com aulas de tênis, mas acompanhamento psicológico, aulas de inglês e yoga, passeios educativos, entre outras atividades. Aqueles que se destacam têm ainda a oportunidade de integrar a equipe de competição, representando o Tênis na Lagoa em viagens por todo o país e até pelo mundo.

Atualmente, Alexandre conta com a ajuda de sua esposa, Paula Borges, um grupo de voluntários e alguns apoiadores conhecidos, como o ex-tenista Thomaz Koch, padrinho do projeto desde a sua fundação. Mais de 17 anos após o início das atividades, 4.000 crianças já tiveram sua vida impactada pelo Tênis na Lagoa.

O Projeto Tênis na Lagoa atende crianças e adolescentes das comunidades carentes da Rocinha, Vidigal, Cruzada, Cantagalo, Tabajara, Pavão-Pavãozinho, Rio das Pedras, Muzema entre outros na capital carioca.

Muito além de forehands e backhands, o objetivo do projeto é proporcionar a melhoria na qualidade de vida e o desenvolvimento integral de pessoas em vulnerabilidade social por meio da força de transformação do esporte.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!