Zé Roberto: olho no Mundial, alívio 'em partes' sobre patrocínio e aposta em evolução de Rosamaria na Itália
Jonas Moura
Zé Roberto: olho no Mundial, alívio 'em partes' sobre patrocínio e aposta em evolução de Rosamaria na Itália


O tricampeão olímpico José Roberto Guimarães está acostumado a monitorar os passos das principais estrelas do vôlei mundial em meio à correria da Superliga. Treinador do Barueri, sétimo colocado e um dos principais projetos que sustentam a renovação da modalidade no país, o paulista de 67 anos se anima para acompanhar a partir desta quarta-feira o Mundial de Clubes feminino, que será realizado em Ancara, na Turquia. Itambé/Minas e Dentil/Praia Clube serão os representantes brasileiros, e terão como rivais algumas das potências europeias.

O Praia Clube está no Grupo A, ao lado do Fenerbahçe, da Turquia, que tem a ponteira/oposta Ana Cristina, e do Conegliano, da Itália. No Grupo B, estão Minas, Altay, do Cazaquistão, e Istambul, da Turquia. Minas e Altay se enfrentam nesta quarta, às 9h (de Brasília). Os dois primeiros colocados de cada chave avançam às semifinais, programadas para sábado. A decisão acontece no domingo, às 12h30.

- Estou observando o cenário internacional. Está dando o normal na Itália, com o Conegliano em primeiro e o Novara (da oposta brasileira Rosamaria) em segundo, o Scandicci chegando. Na Turquia, o Fenerbaçhe na frente, o Vakifbank com um jogo a menos. Vamos poder observar o desempenho de jogadores importantes agora no Mundial - disse Zé, em entrevista ao LANCE! após a derrota do Barueri para o Fluminense na terça-feira, por 3 a 1, nas Laranjeiras.

Duas das apostas para o novo ciclo, Rosa, de 27 anos, e Ana Cristina, de 17, enfrentam dificuldades de se firmarem entre as titulares, devido à forte concorrência em seus clubes. A primeira foi anunciada pelo Novara como uma das atrações, ao lado da turca Ebrar Karakurt, de 21 anos. A segunda trava disputa árdua com a estrela russa Arina Fedorovtseva, de 17 anos.

- A Rosamaria acho que já esperava que talvez fosse acontecer isso. A Karakurt está lá e vem pontuando bem. Mas ela ainda vai evoluir muito. Ela estava se recuperando da fascite plantar (do pé esquerdo) e tem muito campeonato pela frente. A Ana Cristina também, era algo esperado no Fenerbahçe. Ela vai ter de entrar aos poucos e buscar as oportunidades. A Ana vai jogar, sair, jogar, sair. A Nati e a Bia estão jogando, a Gabi está bem. Ainda tem muito campeonato para acontecer. A Tandara a gente ainda não sabe o que vai acontecer - afirmou Zé, lembrando da oposta, afastada por doping e à espera da definição de sua pena, que pode variar entre seis meses e dois anos de suspensão.

O torneio nacional, na visão do treinador, ainda está longe do melhor nível, mas ele valoriza a chance de jovens talentos se destacarem, muitos deles em busca de um espaço na Seleção Brasileira para o ciclo de Paris-2024, o seu sexto consecutivo à frente da equipe verde e amarela.

- Ainda tem coisas a melhorar, a evoluir. Estou achando o número de erros em demasia, mas é o final do primeiro turno e acredito que as equipe irão melhorar. Algumas jogadoras mais jovens estão aparecendo e ganhando a oportunidade de jogar. A Superliga está caminhando. Temos dois campeonatos importantes no ano que vem com a Seleção: a Liga das Nações e o Mundial. Vamos observar as melhores jogadoras que vão aparecer na Superliga e formar a melhor Seleção possível. Tem uma renovação acontecendo, mas com jogadoras remanescentes que terão seu papel - avaliou Zé Roberto.

Após meses de dificuldades financeiras, que levaram a uma mobilização nas redes sociais, Barueri anunciou em novembro dois novos patrocinadores: a Veloe, marca de mobilidade, e o Pede Pronto, plataforma de pedidos, ambas unidades de negócios da Alelo.

O treinador espera que os apoios não parem por aí. Os envolvidos na gestão do Barueri estão confiantes de que o time poderá, enfim, se estabelecer como uma referência não somente no adulto, mas sobretudo nas categorias de base.

- Estou aliviado em partes. Ainda estamos correndo atrás, pois precisamos de mais. Mas já é um apoio bastante importante que temos de agradecer muito - disse Zé.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários