Com conquistas no Jiu-Jitsu e Kickboxing na Europa, lutadores de Magé (RJ) colhem os frutos do programa bolsa-atleta
Lance!
Com conquistas no Jiu-Jitsu e Kickboxing na Europa, lutadores de Magé (RJ) colhem os frutos do programa bolsa-atleta


A cidade de Magé, localizada na Baixada Fluminense, trabalha para ser uma grande potência no esporte, inclusive nas modalidades de luta. Mensalmente, a secretaria de esportes do município destina R$ 37.350 ao programa bolsa-atleta, que atualmente beneficia 27 esportistas locais, entre eles lutadores de Jiu-Jitsu, Karatê e Kickboxing.

O resultado vem se refletindo mundo afora. Seja no Jiu-Jitsu, com Vinícius Coelho conquistando a medalha de Bronze no Campeonato Europeu, realizado em Portugal, ou no Kickboxing, com Maria Eduarda "Samurai" Costa, bronze no Campeonato Mundial, na Itália, a bandeira de Magé está cada vez mais presente nos pódios internacionais.

- A gestão atual é jovem e vê o esporte como um pilar transformador para Magé. O prefeito Renato Cozzolino, desde o início, sempre motivou e deu suporte para a Secretaria de Esporte. Hoje temos diversos projetos de esporte no município e um time profissional que briga por títulos - destaca o secretário de governo Vinicius Cozzolino.

Para incentivar os jovens e descobrir novos talentos, a Secretaria de Esportes adotou um sistema híbrido de beneficiários, no qual 50% das vagas do bolsa-atleta são destinadas a atletas amadores e iniciantes, que são eleitos via votação popular. Ou seja, a própria população mageense escolhe os esportistas que serão contemplados.

- Essa ideia surgiu pelo fato de, até então, só contemplarmos os atletas com melhores colocações, o que impossibilitava os atletas iniciantes, alguns promessas nas suas modalidades, de concorrerem. A votação foi um sucesso. Tivemos mais de 70 mil votos para a escolha dos 50% dos beneficiados pelo programa - explica o secretário.

A outra metade, que abrange os atletas com resultados expressivos nacional e internacionalmente, é escolhida por uma comissão julgadora com base em critérios expostos em edital. A vigência do programa bolsa-atleta de Magé é anual. O edital de 2022 será publicado no início do ano.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!