Com provável G8 para Libertadores, Fluminense melhora chances de classificação
Ana Daróz*
Com provável G8 para Libertadores, Fluminense melhora chances de classificação


Após vencer o América-MG em casa, o Fluminense deu mais um passo em direção à classificação para a Libertadores da próxima temporada. Encostado no G6, o Tricolor tenta se garantir na competição nas últimas rodadas do Brasileiro. Com a possibilidade de G9 distante, o clube precisa figurar entre os oito primeiros para ter a chance de pleitear uma vaga.

Até agora, o Flu acumula 48 pontos, a quatro jogos do sexto lugar. Pelo regulamento, os integrantes do G6 se classificam para a competição, com a possibilidade de ampliar o número de clubes. Contudo, a conquista da Sul-Americana pelo Athletico-PR dificultou a possibilidade de um G9. Como o time ocupa a 13ª colocação e não estaria classificado se não fosse pelo título, a sétima vaga só será aberta caso o time também ganhe a Copa do Brasil. O Atlético-MG, já classificado pelo Brasileiro, também abre uma janela.

Além da decisão na Copa do Brasil, a final brasileira da Libertadores entre Palmeiras e Flamengo automaticamente aumenta o número de times nacionais no campeonato. Desta forma, a classificação deve acontecer para os primeiro oito clubes da competição nacional. No entanto, ainda há a possibilidade de G9, caso o Athletico-PR termine o Brasileiro entre os oito primeiros.

Em um cenário de G8, sétimo e oitavo colocados disputam a pré-Libertadores. Com a vitória no Maracanã, o Fluminense aumentou suas chances de chegar ao torneio na disputa pela última vaga. Se antes o Tricolor tinha pouco mais de 10% de possibilidade , a expectativa subiu para 23.1%. Caso chegue aos 55 pontos, a probabilidade cresce para 63%. Para isso, o Flu precisa conquistar no mínimo duas vitórias e um empate. Os dados são do Departamento de Matemática da UFMG.

> Confira a classificação da Série A do Brasileiro

Leia Também

Assim, o Tricolor pode encerrar o ano com seu principal objetivo conquistado. Depois de chegar às quartas de final da Libertadores, o clube quer voltar a frequentar a competição e retomar o caminho das vitórias continentais. Neste panorama, o duelo contra o Internacional na próxima rodada é de extrema relevância, uma vez que o gaúcho é adversário direto do Flu e também luta pela classificação para o campeonato.

Nesta quarta-feira, o Fluminense recebe o Internacional no Maracanã, às 21h30, em jogo válido pela 35ª rodada do Brasileiro. A partida será transmitida pelo Premiere e Tempo Real do LANCE!

*Estagiária sob a supervisão de Paulo Victor Reis

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários