DJ Calixto comenta o papel motivador que a música exerce sobre os lutadores
Lance!
DJ Calixto comenta o papel motivador que a música exerce sobre os lutadores


Muitos lutadores utilizam a música como combustível para entrar no cage ou no tatame. Em eventos de MMA, como a música é tocada no alto-falante do ginásio, o som escolhido tem a capacidade de embalar o público e ditar a temperatura da arena.

Já em modalidades em que acontecem várias lutas ao mesmo tempo, é comum ver os atletas tirando o fone de ouvido apenas na hora de subir ao tatame ou ringue. Fato é que a música tem um papel importante em muitos casos.

Especialista quando o assunto é causar entusiasmo nas pessoas através da música, o brasiliense DJ Calixto falou um pouco dessa relação entre som e sentimento, que em muitos casos pode acalmar como também acelerar quem está ouvindo.

- Existem diversos estudos que explicam esse poder que a música exerce no cérebro, que vai desde tranquilizar uma pessoa, trazer lembranças, curar depressão e até mesmo motivá-las, fazê-las ter coragem de alguma ação - destaca.

- Por isso muitos atletas só conseguem entrar 100% ligados para uma competição se estiverem ouvindo a música ou o ritmo que o inspira. E isso é muito particular de cada um, já que tem aqueles que preferem um som mais agitado e outros, mais calmo - completa.

Quem já teve a oportunidade de ir a um evento de MMA, especialmente no Brasil, sabe que existe um ecletismo, que vai desde canções religiosas, passando por reggae, rock progressivo, rap, sertanejo, funk e até mesmo músicas exaltando o próprio atleta.

- Não existe um estilo mais recomendado nessas horas. Realmente é algo particular. Cada um sabe o que vai te motivar ali na hora. Tem gente que a música gospel o leva para um ambiente calmo, seguro; tem outros que precisam de um estímulo mais agressivo - explica.

Algumas entradas de lutadores imortalizaram certas músicas. Na época de ouro do Pride, a eletrônica "Sandstorm" era o prenúncio de que Wanderlei Silva estaria entrando em ação. No UFC, "(Ain't) No Sunshine" era o primeiro ato dos shows promovidos por Anderson Silva.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários