Com a quinta melhor campanha do returno, Corinthians depende apenas de si para terminar Brasileirão no G4
Rafael Franco
Com a quinta melhor campanha do returno, Corinthians depende apenas de si para terminar Brasileirão no G4


Atual quinto colocado do Campeonato Brasileiro , o Corinthians também é o dono da quinta melhor campanha do returno da competição e dependerá apenas de si para terminar a competição no G4, a zona de classificação direta à fase de grupos da Copa Libertadores. Isso pelo fato de que está apenas dois pontos atrás do Red Bull Bragantino e o concorrente, hoje em quarto lugar da tabela, já realizou uma partida a mais do que o Alvinegro no torneio nacional.

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2021 clicando aqui

> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

GALERIA
> Veja até quando vai o contrato de cada jogador do Corinthians

Ao vencer o Cuiabá por 3 a 2, no último sábado, na Neo Química Arena, o Timão chegou aos 50 pontos e assumiu o quinta posição. Naquela mesma noite, a equipe de Bragança Paulista bateu o Fortaleza por 3 a 0, em casa, e se garantiu em quarto, com 52 pontos. Porém, o clube do interior de São Paulo já participou de 33 jogos, enquanto os corintianos disputaram o total de 32.

No caso, o Bragantino teve antecipada para o dia 28 de outubro a sua partida da 34ª rodada, na qual derrotou o Sport por 3 a 0, também como mandante. Desta forma, a equipe só tem mais cinco confrontos a fazer nesta reta final do Brasileirão. Já o time dirigido pelo técnico Sylvinho tem seis duelos pela frente.

Na 33ª rodada, o Corinthians enfrentará o Flamengo nesta quarta-feira, às 21h30, no Maracanã. Antes disso, na abertura da mesma jornada do torneio, o Massa Bruta encara o Grêmio nesta terça, às 18h, em Porto Alegre.

Separados por apenas dois pontos na tabela, o Alvinegro e o clube do interior paulista possuem o mesmo número de vitórias (13 cada), primeiro critério de desempate em caso de igualdade na pontuação. Isso significa dizer que, se o Bragantino no máximo empatar com os gremistas na capital gaúcha, o Timão assumirá a quarta colocação se derrotar o Rubro-Negro no Rio de Janeiro.

Nesta 34ª rodada na qual o seu rival pelo G4 já fez a sua partida, o Corinthians enfrentará o Santos no clássico do próximo domingo, às 16h, na Neo Química Arena. E a partir da 35ª jornada, quando os dois concorrentes à vaga direta na Libertadores estarão com o mesmo número de jogos, a equipe paulistana tem em sua rota derradeira de campanha duelos contra Ceará (em Fortaleza), Athletico-PR, Grêmio (ambos em São Paulo) e Juventude (em Caxias do Sul).

Já o clube de Bragança enfrentará, também pela ordem, Juventude (fora de casa), América-MG (como mandante), Atlético-MG (em Belo Horizonte) e Internacional (novamente em seus domínios). E vale lembrar que o Colorado, atual sexto colocado do Campeonato Brasileiro, com 47 pontos e também com um jogo a menos na tabela, é outro concorrente direto a uma vaga no G4.

O Fortaleza, com 32 confrontos realizados até aqui como o Inter e o Corinthians, ocupa o quinto lugar, com 49 pontos, e mais um clube que está mirando a conquista de um posto no estágio de grupos da Libertadores.

CHANCES MATEMÁTICAS DE TERMINAR NO G4

Com 22 pontos somados no returno, o Timão tem a quinta melhor campanha desta segunda metade do Brasileirão graças a um desempenho de seis vitórias, quatro empates e três derrotas em 13 jogos. E segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, que leva em conta o mando de campo dos jogos e o retrospecto das equipes na competição entre os fatores para definir os seus cálculos, o Alvinegro tem hoje 33% de chances de terminar o torneio no G4 e o Bragantino, mesmo acima na tabela, possui 27% para atingir o mesmo objetivo.

Entre outras variantes consideradas e por ser outro time com um jogo a menos do que o rival do interior paulista, o Fortaleza também é apontado pelo site com maior probabilidade de garantir a vaga direta na Libertadores, com 31%. Já o Inter é listado neste ranking de concorrentes com apenas 7% de chances de fechar campanha no G4. Fluminense e América-MG, hoje respectivos sétimo e oitavo colocados do Brasileirão, fecham esta listagem, com somente 2% cada.

CHANCES MATEMÁTICAS DE TERMINAR NO G6

Já as probabilidades apontadas pelo Infobola de o Corinthians encerrar o Brasileirão no G6 são hoje de 80%, enquanto o Fortaleza e o Bragantino vêm logo abaixo, com 78% e 77%, respectivamente. Após estes clubes, os cálculos do site colocam as seguintes porcentagens de chances de mais sete equipes fecharem campanha entre os seis primeiros: Inter (35%), Flu (16%), América-MG (11%), Athletico-PR (2%) e Ceará, Santos e Atlético-GO empatados com 1%.

Para justificar estas probabilidades, o Infobola explica em seu site que, além de considerar o mando de campo das partidas e o retrospecto dos times no Brasileirão, o seu "sistema de cálculo permite comparar os clubes não apenas pela pontuação ou aproveitamento, mas também pela dificuldade dos jogos de cada equipe, avaliada em função dos adversários e do fator local".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!