
Se, no Brasil, as principais marcas do esporte são associações civis sem fins lucrativos, no exterior elas costumam ser turbinadas pelas fortunas de homens e mulheres com muito dinheiro. A revista "Forbes" organizou uma lista dos 10 proprietários de franquias esportivas mais ricos do mundo (sem considerar o patrimônio que possuem em fundos de investimento), e o jornal francês "L'Équipe" listou algumas de suas posses. Descubra quem são eles abaixo:
1. Steve Ballmer
O ex-CEO da Microsoft Steve Ballmer comprou os Los Angeles Clippers, da NBA, em 2014 por 2 bilhões de dólares, uma gota d'água na fortuna deste americano de 64 anos, estimada em 52,7 bilhões de dólares.
2. Mukesh Ambani
Este empresário indiano fez fortuna na indústria petroquímica e hoje dirige a maior empresa privada do setor no seu país. Mukesh Ambani e sua mulher, Nita, são os proprietários do Mumbai Indians, equipe de críquete. Com uma fortuna estimada em 36,8 bilhões de dólares, a família Ambani é a mais rica da Índia.
3. Família Pinault
Em 1998, François Pinault comprou o Stade Rennais, cujas maiores conquistas são três edições da Copa da França. A fortuna de sua família é estimada em 27 bilhões de dólares, a terceira maior do país.
4. Dietrich Mateschitz
O austríaco Dietrick Mateschitz, co-fundador da Red Bull, investe no esporte há mais de 15 anos. Depois de transformar o Austria Salzbourg em Reb Bull Salzbourg, ele comprou um time em Nova York. Também é o proprietário de duas escuredias da Fórmula 1, RBR e AlphaTauri. Sua fortuna está estimada em 16,5 bilhoões de dólares.
Você viu?
5. Hasso Plattner
O alemão Hasso Plattner é co-fundador da giante da informática SAP e fez uma fortuna de 12,4 bilhões de dólares. Em 2010, começou a investir no time de hóquei no gelo San José Sharks. Três anos mais tarde, tornou-se o acionista majoritário desta franquia da NHL.
6. David Tepper
Proprietário de um fundo de investimentos, David Tepper pagou 2,2 bilhões de dólares, em 2018, para se tornar o dono do Carolina Panthers, maior valor investido na história para adquirir uma franquia da NFL. Sua fortuna é estimada em 12 bilhões de dólares.
7. Roman Abramovich
Em 2003, o oligarca russo Roman Abramovitch comprou o Chelsea por 150 milhões de dólares. Com uma fortuna estimada hoje em 11,3 bilhões de dólares, ele espera um dia revender o clube de Londres por algo em torno de 3,9 bilhões de dólares.
8. Philip Anschutz
Chefe de uma mais maiores empresas de produção de eventos no mundo, o bilionário Philip Anschutz é o proprietário do festival de música Coachella e das franquias de futebol LA Galaxy e hóquei Los Angeles Kings. Sua fortuna é de cerca de 11 bilhões de dólares.
9. Stanley Kroenke (empate)
O executivo Stanley Kroenke é dono de diversas marcas do esporte: Denver Nuggets, na NBA, Los Angeles Rams, na NFL, Colorado Avalanche, na NHL, e Colorado Rapids, da MLS. Em 2018, com uma fortuna estimada em 10 bilhões de dólares, ele também adquiriu 97% do Arsenal, da Inglaterra.
9. Joseph Tsai (empate)
Co-fundador e vice-presidente do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, de 56 anos, tornou-se proprietário dos Brooklyn Nets, em agosto do ano passado. Sua fortuna é de cerca de 10 bilhões de dólares.