Os aviões que levam os 50 corpos das vítimas do acidente aéreo envolvendo a equipe da Chapecoense e jornalistas brasileiros, partiram de Manaus rumo à Chapecó às 4h (horário de Brasília) deste sábado (3). A previsão é que as aeronaves cheguem à cidade catarinense por volta das 8h.
LEIA TAMBÉM: Avião da Chapecoense cai na Colômbia; 71 morreram e só seis sobreviveram
Três C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) partiram da Colômbia entre 19h20 e 20h05 (horário de Brasília) de sexta-feira (2) e começaram a pousar às 23h20 (horário de Brasília) na Base Área da capital, em Manaus, trazendo os corpos dos integrantes da Chapecoense .
Os corpos serão velados na cidade catarinense neste sábado (3) pela manhã. A Arena Condá, estádio do time de Chapecó, onde cabem 19 mil pessoas, será o local onde acontecerá o velório coletivo dos integrantes do clube. Telões serão instalados nos arredores da arena, devido à previsão das autoridades, que estima a presença de cerca de 100 mil pessoas na cerimônia.
LEIA TAMBÉM: Sobrevivente da tragédia, zagueiro Neto voltará a jogar futebol, dizem médicos
Tragédia aconteceu na madrugada de terça (29)
De acordo com autoridades, a aeronave da Chape perdeu contato com a torre de controle do aeroporto perto 00h30 (horário de Brasília), momento em que sobrevoava um lugar entre as cidades de La Ceja e Aberrojal. A queda ocorreu por volta de 1h15 da manhã, em Cerro El Gordo.
Seis pessoas sobreviveram à tragédia, quatro brasileiros, sendo eles os jogadores Alan Ruschel, neto e Jackson Follmann, além do jornalista Rafael Henzel. Outros dois integrantes da tripulação também saíram com vida, a comissária de bordo Ximena Suárez e o técnico do avião Erwin Tumiri.
LEIA TAMBÉM: Veja os nomes de quem estava no voo da Chapecoense que matou 71 pessoas
No total, 77 pessoas estavam à bordo do avião que levava a equipe de Chapecó, sendo que 71 delas morreram no acidente, enquanto outras seis sobreviveram. O goleiro titular Danilo foi encontrado com vida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.
A delegação da Chapecoense saiu do aeroporto internacional de Guarulhos na tarde de segunda-feira (28) rumo à Medellín, na Colômbia, para enfrentar o Atlético Nacional pelo primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana.