Duda tem 20 anos e quebrou recorde de mais jovem a vencer o prêmio de melhor jogadora do mundo
DIVULGAÇÃO/ FIVB
Duda tem 20 anos e quebrou recorde de mais jovem a vencer o prêmio de melhor jogadora do mundo

A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) divulgou nesta terça-feira a lista das melhores atletas da temporada 2018 do Circuito Mundial de vôlei de praia. A sergipana Duda, 20 anos, levou o prêmio de melhor jogadora e ainda quebrou recorde, se tornando a atleta mais jovem a conquistar o prêmio.

Leia também: Na volta do Maracanãzinho, Brasil perde para os Estados Unidos

Além do recorde , Duda também venceu outras duas categorias: ‘melhor jogadora ofensiva’ e ‘melhor ataque’. E sua parceira, a medalhista olímpica Ágatha, foi eleita ‘atleta mais inspiradora’ e ‘esportista do ano’.

A votação é realizada por atletas, árbitros, técnicos e delegados oficiais da Federação Internacional.  Duda destacou a ajuda da comissão técnica nas conquistas e lembrou as mudanças recentes na vida pessoal para buscar os objetivos.

“Eu estou arrepiada. Passa um filme na cabeça. Estou muito feliz por esse reconhecimento. Só seria possível com o apoio da Ágatha, da nossa comissão técnica, e da minha mãe, minha maior incentivadora e primeira treinadora. Mudei de São Cristóvão (SE) para o Rio de Janeiro (RJ) muito jovem, são cidades completamente diferentes, e tudo isso valeu demais. Motiva ainda mais para buscar os próximos objetivos”, disse Duda.

Leia também: Federer está fora do US Open e culpa calor por derrota

Ágatha, prata nos Jogos Olímpicos Rio 2016 ainda com sua antiga parceira Bárbara, também comentou as premiações recebidas na votação. A paranaense de 35 anos venceu o Circuito Mundial e o World Tour Finals da atual temporada junto de Duda, compartilhando experiência e os ‘atalhos’ da quadra com a parceira. Foram as primeiras premiações individuais no tour internacional.

Ágatha, dupla de Duda, fica feliz com recorde da parceira.
DIVULGAÇÃO/ FIVB
Ágatha, dupla de Duda, fica feliz com recorde da parceira.

“Durante toda minha carreira, sempre busquei ter uma relação legal com as outras atletas, árbitros. Sabemos quanto é difícil ser um jogador de alto nível, como precisamos nos dedicar e abdicar de muitas coisas. Por isso, faço muita festa no pódio, brinco com as meninas mais novas, tento transmitir a elas quão importante é aproveitar esse momento da conquista, das medalhas”, disse a campeã mundial.

Ágatha também falou sobre a parceira “Acompanhar esse crescimento da Duda também é muito gratificante. Sentir quanto ela cresceu e quanto ainda pode crescer, estar ao lado dela na quadra, tentando passar um pouco da minha experiência, ajudando e sendo ajudada. É o reflexo de muito comprometimento, do apoio que temos de uma comissão técnica muito profissional”.

Leia também: Inovando no basquete, Mogi das Cruzes/Helbor usará realidade virtual

Antes de bater o recorde , Duda já havia vencido um prêmio em 2016, quando foi escolhida a novata da temporada. A dupla Ágatha/Duda venceu 75% dos jogos na temporada (45-15), tendo conquistado dois ouros (Itapema e Hamburgo), uma prata (Moscou) e um bronze (Varsóvia). O Brasil é o país com mais prêmios na pós-temporada, tendo vencido 118 categorias desde 2005.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!