Tamanho do texto

A partida foi marcada também pela presença das campeãs olímpicas de 2008, que foram homenageadas pelos dez anos da conquista

A seleção americana foi melhor no duelo deste domingo (19) no Maracanãzinho
Reprodução / CBV
A seleção americana foi melhor no duelo deste domingo (19) no Maracanãzinho

Na reabertura do Maracanãzinho, a seleção brasileira feminina de vôlei foi superada pelos Estados Unidos no último amistoso da série preparatória para o Mundial do Japão que será disputado entre os dias 29 de setembro e 20 de outubro.

Leia também: Experiente, Thaisa destaca preparação para Mundial: "Importante não parar"

Neste sábado (18.08), os Estados Unidos venceram o Brasil por 3 sets a 1 (25/23, 18/25, 26/24 e 25/13), no Rio de Janeiro (RJ). O duelo, realizado no Maracanãzinho ainda foi marcado pela homenagem aos 10 anos do primeiro ouro olímpico para o vôlei feminino de quadra brasileiro.

Estiveram presentes Fabi, Jaqueline, Fabiana, Carol Albuquerque, Fofão, Sassá, Thaísa, Paula Pequeno e o técnico José Roberto Guimarães. Apenas Mari, Walewska e Valeskinha não puderam comparecer à festa.

A ponteira Paula Pequeno foi eleita a jogadora mais valiosa no torneio olímpico e era uma das mais animadas durante a homenagem.

“Enquanto tocava o hino, lembrei de toda a nossa trajetória. São muitas lembranças. Tivemos que superar muitos obstáculos, dores. Tenho muito orgulho de ter participado de uma geração tão vitoriosa, mas 2008 foi muito especial porque deixei de ir a Atenas em 2004 em razão de uma lesão grave no meu joelho. Então esse ouro tem um significado muito especial em meu coração, dentro da minha memória. E como se não bastasse o tamanho desta conquista, eu ainda ganhei um prêmio individual que qualquer uma de nós poderia ter recebido, pois todas estavam em grande fase. Lembrei desde o dia em que chegamos até o dia que subimos no pódio”, disse Paula.

Leia também: Jogadora é expulsa de time de vôlei por postar foto "muito sexy" no Instagram

Como foi o jogo no Maracanãzinho

Brasileiras bloqueiam a americana Lee no Maracanãzinho
Reprodução / CBV
Brasileiras bloqueiam a americana Lee no Maracanãzinho

A partida começou equilibrada. As equipes se alternavam na liderança do marcador. Com volume de jogo, os Estados Unidos abriram dois pontos (15/13). O Brasil cresceu de produção e virou o marcador (18/17). Os visitantes foram melhores na parte final da parcial e venceram o primeiro set por 25/23.

O Brasil voltou melhor para o segundo set e fez 8/5. Os Estados Unidos cresceram de produção e viraram o marcador (10/8). O time verde e amarelo mostrou volume de jogo e empatou (10/10). Com um ponto de saque da ponteira Gabi, as brasileiras viraram o marcador (14/13). O set ficou disputado ponto a ponto. Depois de um longo rally, as brasileiras fizeram 18/17. Quando o time verde e amarelo abriu dois pontos (19/17), o técnico dos Estados Unidos, Karch Kiraly, pediu tempo. Com Amanda bem no saque, as brasileiras venceram o segundo set por 25/18.

Os Estados Unidos voltaram melhor para o terceiro e abriram dois pontos (6/4). Se aproveitando dos erros dos norte-americanas, o time da casa empatou (6/6). As norte-americanas voltaram a abrir no marcador e abriram quatro pontos (13/9). Os Estados Unidos seguraram uma reação das brasileiras e fizeram 16/13. Com Carol bem no saque, o Brasil empatou (18/18). O final da parcial foi disputado ponto a ponto. Os Estados Unidos foram melhores nos momentos decisivos e venceram o terceiro set por 26/24.

Leia também: Tifanny se defende após críticas: "Estou aqui simplesmente porque tenho talento”

Os Estados Unidos começaram melhores no quarto set e abriram quatro pontos (9/5). As norte-americanas ditaram o ritmo da parcial e fizeram 15/8. A equipe do treinador Karch Kiraly dominou a parcial até o final e venceu o quarto set por 25/13 e o jogo por 3 sets a 1, na volta do Maracanãzinho .