Tamanho do texto

Ciudad Guzmán é uma das sedes distantes que faz jogos serem chamados de Pan do estado de Jalisco

Marcel Rizzo
Moradores de Ciudad Guzmán fazem fila para assistir ao último dia de competições do remo
Ao pé do vulcão Nevado de Colina está Ciudad Guzmán, a 130 km de Guadalajara e sede do remo e da canoagem nos Jogos Pan-Americanos . Com pouco mais de 100 mil habitantes, a presença de atletas fez com que a prefeitura local decretasse feriado municipal nesta quarta-feira, para que parte da população pudesse ir até a lagoa de Zapotlán acompanhar o último dia do remo. A brasileira Fabiana Beltrame , campeã mundial, disputa a final do single skiff peso leve.

Leia também: Brasileiros ganham a medalha de prata no remo

Muitas crianças acompanham as provas, de pé na beira da lagoa. “Sempre vemos remadores aqui na lagoa, é muito praticado aqui. Mas não os melhores”, disse o garoto Lucas Perez, de 14 anos, que já tinha até pensando em cabular a aula, mas foi “salvo” com o feriado decretado pelo prefeito.

A maioria dos equipamentos dos Jogos está em Guadalajara, mas alguns esportes são disputados em cidades distantes. Além de Ciudad Guzmán, a cidade litorânea de Puerto Vallarta, a 300 km da sede, recebe vôlei de praia, vela e maratona aquática e a cidade de Lagos Moreno tem o estádio de beisebol, a 180 km de Guadalajara.

Acompanhe o quadro de medalhas do Pan no iG

Por isso que o governador de Jalisco, Emílio González Marques, que também preside o Copag (Comitê Organizdor do Pan-Americano de Guadalajara) disse na cerimônia de abertura que os Jogos são de Jalisco, o estado onde está Guadalajara. Na última segunda-feira ele lançou a candidatura de Guadalajara, e do estado, para sede de uma Olimpíada (já pensa em disputar para 2024).

“Se temos um parque aquático que vai ser sede de um mundial de natação, por que não uma Olimpíada? É algo que temos em nosso futuro”, disse Marques.

O vulcão da Ciudad Guzmán, que faz parte do complexo vulcânico de Colima e pode ser visto da lagoa de Zapotlán, está a uma altitude de 4.220 m e não está ativo. O de Colima, que fica a alguns quilômetros ao norte, é considerado o mais ativo do México.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.