Publicidade
Publicidade - Super banner
Pan
enhanced by Google
 

Remo é disputado ao pé de um vulcão próximo a Guadalajara

Ciudad Guzmán é uma das sedes distantes que faz jogos serem chamados de Pan do estado de Jalisco

Marcel Rizzo, enviado iG a Ciudad Guzmán |

Marcel Rizzo
Moradores de Ciudad Guzmán fazem fila para assistir ao último dia de competições do remo
Ao pé do vulcão Nevado de Colina está Ciudad Guzmán, a 130 km de Guadalajara e sede do remo e da canoagem nos Jogos Pan-Americanos. Com pouco mais de 100 mil habitantes, a presença de atletas fez com que a prefeitura local decretasse feriado municipal nesta quarta-feira, para que parte da população pudesse ir até a lagoa de Zapotlán acompanhar o último dia do remo. A brasileira Fabiana Beltrame, campeã mundial, disputa a final do single skiff peso leve.

Leia também: Brasileiros ganham a medalha de prata no remo

Muitas crianças acompanham as provas, de pé na beira da lagoa. “Sempre vemos remadores aqui na lagoa, é muito praticado aqui. Mas não os melhores”, disse o garoto Lucas Perez, de 14 anos, que já tinha até pensando em cabular a aula, mas foi “salvo” com o feriado decretado pelo prefeito.

A maioria dos equipamentos dos Jogos está em Guadalajara, mas alguns esportes são disputados em cidades distantes. Além de Ciudad Guzmán, a cidade litorânea de Puerto Vallarta, a 300 km da sede, recebe vôlei de praia, vela e maratona aquática e a cidade de Lagos Moreno tem o estádio de beisebol, a 180 km de Guadalajara.

Acompanhe o quadro de medalhas do Pan no iG

Por isso que o governador de Jalisco, Emílio González Marques, que também preside o Copag (Comitê Organizdor do Pan-Americano de Guadalajara) disse na cerimônia de abertura que os Jogos são de Jalisco, o estado onde está Guadalajara. Na última segunda-feira ele lançou a candidatura de Guadalajara, e do estado, para sede de uma Olimpíada (já pensa em disputar para 2024).

“Se temos um parque aquático que vai ser sede de um mundial de natação, por que não uma Olimpíada? É algo que temos em nosso futuro”, disse Marques.

O vulcão da Ciudad Guzmán, que faz parte do complexo vulcânico de Colima e pode ser visto da lagoa de Zapotlán, está a uma altitude de 4.220 m e não está ativo. O de Colima, que fica a alguns quilômetros ao norte, é considerado o mais ativo do México.

Leia tudo sobre: Pan 2011remo

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG