Tamanho do texto

Na Casa Rosada, Cristina Kirchner desejou sorte aos jogadores e disse estar orgulhosa do esforço dos atletas

Getty Images
Campeãs mundiais e idolatradas, as Leonas são favoritas absolutas ao heptacampeonato
A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, recebeu na Casa Rosada, sede do governo executivo local, as equipes masculina e feminina de hóquei na grama . O ato foi uma forma simbólica de despedida dos atletas da modalidade que disputarão os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México. A mandatária argentina desejou sorte ao grupo e se disse orgulhosa. As delegações foram recepcionadas no Salão das Mulheres do palácio, e os atletas compareceram à visita trajando os uniformes oficiais que serão usados durante o Pan.

"Vocês representam nosso país com muito amor e paixão, e cada sucesso de vocês é um sucesso de todos os argentinos", declarou a presidenta. "Gostaria ainda de saudá-los e, como sempre, de desejar a todos muita sorte para que nos representem como têm feito", acrescentou Cristina. As equipes argentinas de hóquei na grama têm a estréia marcada para os dias 19 de outubro (feminino) e 20 de outubro (masculino).

Atuais campeãs mundiais e vencedoras da medalha de ouro em todas as seis disputas de Jogos Pan-Americanos até hoje, as Leonas , como são conhecidas as integrantes da equipe feminina de hóquei na grama da Argentina, começarão o torneio enfrentando Trindade e Tobago, em jogo válido pelo grupo A, que tem também Canadá e Barbados. Já no masculino, a estréia será contra o México em partida pelo grupo B, que tem ainda Estados Unidos e Cuba.

A seleção masculina encerrou com um empate a série de dois jogos que fez com a África do Sul, em Randburg, região metropolitana de Joanesburgo. Os amistosos foram usados como preparação final dos argentinos para o Pan. Na primeira partida, os sul-africanos haviam vencido pelo placar de 5 a 4. No segundo jogo, a equipe do técnico Pablo Lombi superou os africanos por 2 a 1. No feminino, o destaque foi para fechamento do grupo de 16 atletas que vai ao México. Foram definidas as goleiras do time, Laura Aladro e Belén Succi. As demais atletas já haviam sido anunciadas.

As listas de convocados da Argentina:

Masculino
Juan Manuel Vivaldi, Federico Bermejillo, Fernando Zylberberg, Pedro Ibarra, Juan Martín López, Ignacio Bergner, Lucas Argento, Agustín Mazzilli, Lucas Rey, Lucas Rossi, Manuel Brunet, Matías Vila, Lucas Vila, Rodrigo Vila, Matías Paredes e Lucas Cammareri

Feminino
Rosario Luchetti, Macarena Rodríguez, Carla Rebecchi, Delfina Merino, Rocío Sánchez Moccia, Daniela Sruoga, Sofía Maccari, Victoria Zuloaga, Mariela Scarone, Silvina D´Elía, Noel Barrionuevo, Josefina Sruoga, Luciana Aymar, Soledad García, Laura Aladro e Belén Succi.