O Liverpool anunciou nesta sexta-feira (11) que a camisa 20, usada por Diogo Jota no clube, será aposentada. Com isso, o número não será mais usado por todas as categorias do time inglês, incluindo as equipes de base e feminina.
Em comunicado, os Reds confirmaram que a atitude foi tomada após consulta à esposa e familiares de Jota . Além disso, a decisão é uma forma de reconhecimento pela contribuição do atacante com o Liverpool e todo o impacto pessoal que ele teve em seus companheiros de equipe, colegas e torcedores.
"Após consulta com sua esposa, Rute, e família, o clube pode anunciar que o número do elenco será aposentado em homenagem e memória de Diogo em todos os níveis, incluindo LFC Feminino e Academia.
A mudança é um reconhecimento não apenas da contribuição imensurável que nosso rapaz de Portugal fez para o sucesso dos Reds em campo nos últimos cinco anos, mas também do profundo impacto pessoal que ele teve em seus companheiros de equipe, colegas e torcedores e das conexões duradouras que ele construiu com eles" , dizia um trecho da nota.
Além disso, o clube inglês confirmou que fará uma homenagem a Diogo Jota no próximo domingo (13), em seu primeiro jogo da pré-temporada, quando encara o Preston North End.
O acidente
O acidente que vitimou Diogo Jota e André Silva ocorreu na madrugada do dia 2 de julho, quando o atacante do Liverpool e o irmão seguiam viagem para a Inglaterra por uma estrada espanhola. Segundo a investigação, um dos pneus traseiros do carro estourou durante uma ultrapassagem, provocando a perda de controle, a saída da pista e o incêndio do veículo.
Camisa 20
Além de Diogo Jota, a camisa 20 foi marcante para os torcedores do Liverpool, em um passado recente, por conta de dois jogadores com passagens importantes no clube que a utilizaram. São eles: o argentino Javier Mascherano e o inglês Adam Lallana.
Mascherano defendeu os Reds entre 2007 e 2010, quando deixou a Inglaterra para defender o Barcelona. O volante entrou em campo em 139 ocasiões e marcou apenas dois gols. Apesar disso, não conquistou títulos pela equipe.
Já Lallana chegou ao Liverpool em 2014 e permaneceu no clube por seis anos, deixando os Reds em 2020, após seu contrato com o time inglês se encerrar. Ao todo, somou 178 partidas e 22 gols pela equipe, e conquistou a Premier League (2019–20), a Liga dos Campeões (2018–19), o Mundial de Clubes da FIFA (2019) e a Supercopa da UEFA (2019).