Alison e Emanuel dominam venezuelanos e são ouro no vôlei de praia

Com mais uma medalha dourada, Brasil é o primeiro país a ser bicampeão na modalidade no Pan-Americano

iG São Paulo | 22/10/2011 16:44 - Atualizada às 20:03

Texto:
enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios

Foto: AFP Ampliar

Emanuel e Alison exibem o ouro no pódio na arena de Puerto Vallarta, no México

O Brasil mantém a hegemonia no vôlei de praia no Pan-Americano. Um dia depois do ouro de Juliana e Larissa, Alison e Emanuel fizeram a decisão nas areias de Puerto Vallarta diante dos venezuelanos Hernanez e Mussa e conquistaram mais uma medalha dourada.

Leia também: Areia dura faz brasileiros sofrerem com os "ratinhos" na praia

Os brasileiros dominaram o placar, principalmente no segundo set, e venceram a dupla da Venezuela por 2 sets a 0, com parciais de 21/17 e 21/12. Com isso, o Brasil é o primeiro país bricampeão pan-americano, e ainda consegue a marca tanto no masculino como no feminino. Juliana e Larissa somam dois ouros no torneio. Emanuel foi campeão em 2007 ao lado de Ricardo e repetiu o pódio nesta tarde.

Veja o quadro de medalhas do Pan 2011

A vitória no Pan de 2011 significa pódio logo no primeiro torneio para Alison e mais um triunfo na vasta bagagem de Emanuel. Aos 38 anos, o veterano já tem um ouro e um bronze olímpicos, faturou três vezes o campeonato Mundial e 10 vezes o Circuito Mundial, incluindo a temporada 2011. Emanuel deixou Ricardo começou a parceria com Alison, apelidado de Mamute, em 2010 e seguiu dominando os torneios.

Leia também: Brasil ganha a torcida na praia, e Alison contribui com batuque

"Toda vez que eu subo ao pódio, ultimamente, e ouço o hino nacional, eu choro muito. Me faz lembrar todas as coisas que passei, cada grande evento que eu ganho eu acredito que mais pessoas estão sendo valorizadas com isso", falou Emanuel à TV Record com mais uma medalha dourada no peito. "É espetacular, lembrar de todos os momentos que a gente treinou... Eu tenho orgulho de levar para casa mais um título. Não penso só em mim, penso nos brasileiros que tão esperando".

Veja o calendário completo do Pan 2011

Ele ganhou elogios do companheiro estreante em Pans. "O Emanuel tá cada vez batendo mais recordes e eu tenho esse privilégio de jogar com ele. Espero me tornar um jogador parecido, mas nada igual a ele. É um grande amigo dentro e fora de quadra", disse Alison. "Gosto maravilhoso (do ouro). Quero agradecer a todos que apoiaram e apoiam esse time. É um emoção única que não tem como descrever ainda", completou.

Os brasileiros chegaram ao ouro depois de uma campanha de cinco vitórias e uma derrota. Ainda na primeira fase, eles perderam por 2 a 0 para os cubanos Gonzalez e Piña. A derrota até ajudou Alison e Emanuel. "Ah, sempre aprendo, justamente ali, vimos que não é só técnica que vence. Tem que forçar mais. Nos jogos seguintes, entrei forçando mais o saque, por exemplo. O que vale é que somos campeões pan-americanos", comentou Emanuel.

O jogo

Na final nas areias de Puerto Vallarta, Alison e Emanuel assumiram a liderança no 4 a 3 no primeiro set e não saíram mais da ponta. A vantagem aumentou para 11 a 7 em um bloqueio de Alison em Hernanez. Os venezuelanos voltaram e tentar encostar no final, depois de dois pontos, quando com uma largada chegaram a 19 a 16. Eles ainda salvaram um set point, mas no erro de saque de Mussa, o Brasil fechou a parcial em 21 a 17. 

No segundo set, o domínio nacional foi total. Alison e Emanuel logo marcaram 5 a 2. Pouco depois, com um contra-ataque de Emanuel, o placar já marcava 15 a 8 para os brasileiros. Os venezuelanos ainda chegaram no 15 a 10, mas não passaram disso. Emanuel, com um ace no meio dos rivais, fez 17 a 10. Mussa ainda ficou reclamando de dores no braço, já que havia se chocado com o companheiro na tentativa da recepção. Em mais uma bola de Emanuel, o Brasil marcou 21 a 12, fechou a partida e garantiu o ouro.

Acompanhe todos os resultados do Pan 2011

O pódio no México foi completado pela Argentina. O bronze ficou com Etchegara e Suarez, que venceram os donos da casa Miramontes e Virgen por 2 sets a 1, também neste sábado.

O Brasil domina o cenário do vôlei de praia pan-americano. Já são cinco medalhas de ouro no torneio. Além dos títulos dde Juliana e Larissa em 2011 e 2007, do ouro de Alison e Emanuel em 2011 e de Emanuel ao lado de Ricardo em 2007, em 1999, na primeira participação da modalidade nos Jogos, o Brasil foi campeão com Adriana Behar e Shelda.O país tem também duas pratas (Lula/Adriano, em 1999, e Luizão/Paulo Emílio, em 2003) e dois bronzes (Franco/Roberto Lopes, em 1999, e Larissa/Ana Richa, em 2003).

Veja as fotos da final masculina no vôlei de praia no Pan-Americano:

<span>Alison (foto) e Emanuel enfrentaram Hernanez e Mussa na final pan-americana</span> - <strong>Foto: Vipcomm</strong> <span>Emanuel salva bola no fundo da quadra. Ele fez sete defesas perfeitas no jogo</span> - <strong>Foto: Vipcomm</strong> <strong>Publicidade</strong> <span>Abraço entre Alison e Emanuel. Brasileiros venceram o primeiro set por 21 a 17</span> - <strong>Foto: Vipcomm</strong> <span>Mais uma defesa de Emanuel. Alerta, Brasil aproveitou contra-ataques e bloqueios e dominou a segunda parcial</span> - <strong>Foto: Vipcomm</strong> <span>Emanuel sobe na rede sem marcação. Veterano faturou seu segundo título pan-americano</span> - <strong>Foto: Vipcomm</strong> <span>Dupla brasileira aguarda saque venezuelano na final nesta tarde em Puerto Vallarta</span> - <strong>Foto: Vipcomm</strong> <span>Alison, mais uma vez, foi o nome no bloqueio, com cinco pontos no fundamento</span> - <strong>Foto: Vipcomm</strong> <span>Festa brasileira nas areias do México. Alison e Emanuel venceram com 2 sets a 0</span> - <strong>Foto: Vipcomm</strong> <span>Estreante em Pan-Americanos, Alison, o Mamute, comemora ouro em Puerto Vallarta</span> - <strong>Foto: Vipcomm</strong> <span>Bicampeão Emanuel e novato Alison exibem suas medalhas de ouro no vôlei de praia no Pan 2011</span> - <strong>Foto: AFP</strong>

Texto:
enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG

Ver de novo