Tamanho do texto

Eliud Kipchoge entra para história do atletismo ao se tornar a primeira pessoa a conquistar esse feito. Foram 42,195 km em 1 hora, 59 min e 40 s

Eliud Kipchoge arrow-options
Reuters
Eliud Kipchoge conquistou 10 vitórias das 11 que disputou e tem o ouro nas Olimpíadas no Rio, em 2016, entre os feitos

O queniano Eliud Kipchoge se torna a primeira pessoa do mundo a terminar uma maratina em menos de duas horas neste sábado (12). O tempo conseguido pelo atleta ee quase dois minutos mais curto que o recorde mundial de 2 horas, 1 minuto e 39 segundos, registrado na Maratona de Berlim, em 2018.

 LEIA MAIS: Atingido por raio, corredor morre perto da linha de chegada

O recorde de Kipchoge foi batido em uma corrida não oficial, em Viena (Áustria), ao redor do Parque Prater, organizada especialmente para que ele tentasse conseguir registrar a marca inédita. Trata-se do maior marco do atletismo desde que Roger Bannister tornou-se o primeiro homem a correr uma milha (1.609 metros) em menos de quatro minutos, em 1954.

Kipchoge teve o apoio de 42 pacemakers que estiveram ao seu lado ao longo do percurso de mais de 42 quilômetros. Eles se alternaram em grupos de sete homens, alguns deles atletas renomados. Também houve a ajuda de um carro elétrico que projetava a posição ideal do atleta com ajuda de raios lasers.

Mas a Associação Internacional de Federações de Atletismo ( IAAF ) disse que não reconheceria a corrida por causa da alternância dos pacemakers e das condições da prova, que era uma competição. O evento foi organizado pela empresa britânica Ineos e chegou a ser considerado mais midiático que esportivo.

LEIA MAIS:  Ex-velocista Carl Lewis faz duras críticas contra Trump: "Racista e machista"

 Apesar disso, vale lembrar que Kipchoge conquistou o ouro olímpico na Olimpíada do Rio em 2016 e venceu dez de suas 11 maratonas. Em Monza (Itália), em 2017, ele deixou de bater recorde por 26 segundos. Confira abaixo o video da chegada do queniano que bateu recorde , na prova deste sábado, na Áustria.