Após o grande sucesso na abertura dos Jogos Olímpicos, quando cerca de 2,5 bilhões de pessoas acompanharam a linda festa realizada no Estádio do Maracanã, o Comitê Olímpico Internacional (COI) informou nesta semana que, até o término das competições das Olimpíadas Rio 2016, neste domingo, cerca de mais da metade da população mundial vai ter se envolvido e consumido tanto imagens quanto informações sobre o maior evento do esporte, em plataformas que incluem televisão e redes sociais. O que fez a audiência bater recordes.
LEIA MAIS: Micale exalta evolução do Brasil e vê seleção chegar forte à final olímpica
De acordo com o COI, entidade máxima quando falamos de Jogos Olímpicos, foram mais de 500 canais tradicionais credenciados de todo o mundo para transmitir todos os momentos do grande evento, fora as mais de 250 plataformas digitais. Quem lidera a audiência no Brasil é a Rede Globo, maior canal do país, que registrou números muito expressivos, ultrapassando o público da Copa do Mundo de 2014, do Brasil - canais como Bandeirantes e Record também transmitem a Olimpíada.
LEIA MAIS: Após queda, técnico do Brasil lamenta cruzamento com França no handebol
Para o COI, todo o continente americano tem papel muito importante nesses números relevantes, já que o fuso horário é o mesmo do Rio de Janeiro, sede oficial dos Jogos - Belo Horizonte, Brasília, Salvador Manaus e São Paulo também foram sedes das partidas de futebol olímpico.
RECORDES
A rede norte-americana NBC foi quem definiu grande parte da agenda dos esportes e consequentemente os horários. Foram colocados eventos no Rio de Janeiro próximos à meia-noite no horário de Brasília, por exemplo. Esse foi o caso do vôlei de praia, que teve jogo da semifinal e terá a final entre as mulheres realizada a partir das 23h59, além do vôlei de quadra, que teve diversas partidas iniciadas às 22h35.
LEIA MAIS: Para equipe de saltos, desclassificação por 'regra do sangue' impediu medalha
E o resultado disso foi positivo. De acordo com o COI, a emissora já acumulou mais de 2 bilhões de minutos de transmissões em todas as suas plataformas e bateu audiência enorme. "Isso é maior que toda a história da transmissão", revelou o comitê.
*Com Estadão Conteúdo