Tamanho do texto

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta quarta-feira que, até o final dos Jogos Olímpicos, cerca de metade da população mundial vai ter consumido imagens e informações sobre o evento no Rio de Janeiro

Cerimônia de abertura teve audiência enorme ao redor do mundo
Reprodução/Twitter
Cerimônia de abertura teve audiência enorme ao redor do mundo

Após o grande sucesso na abertura dos Jogos Olímpicos, quando cerca de 2,5 bilhões de pessoas acompanharam a linda festa realizada no Estádio do Maracanã, o Comitê Olímpico Internacional (COI) informou nesta semana que, até o término das competições das Olimpíadas Rio 2016, neste domingo, cerca de mais da metade da população mundial vai ter se envolvido e consumido tanto imagens quanto informações sobre o maior evento do esporte, em plataformas que incluem televisão e redes sociais. O que fez a audiência bater recordes.

LEIA MAIS:  Micale exalta evolução do Brasil e vê seleção chegar forte à final olímpica

De acordo com o COI, entidade máxima quando falamos de Jogos Olímpicos, foram mais de 500 canais tradicionais credenciados de todo o mundo para transmitir todos os momentos do grande evento, fora as mais de 250 plataformas digitais. Quem lidera a audiência no Brasil é a Rede Globo, maior canal do país, que registrou números muito expressivos, ultrapassando o público  da Copa do Mundo de 2014, do Brasil - canais como Bandeirantes e Record também transmitem a Olimpíada.

LEIA MAIS:  Após queda, técnico do Brasil lamenta cruzamento com França no handebol

Para o COI, todo o continente americano tem papel muito importante nesses números relevantes, já que o fuso horário é o mesmo do Rio de Janeiro, sede oficial dos Jogos - Belo Horizonte, Brasília, Salvador Manaus e São Paulo também foram sedes das partidas de futebol olímpico.

RECORDES

A rede norte-americana NBC foi quem definiu grande parte da agenda dos esportes e consequentemente os horários. Foram colocados eventos no Rio de Janeiro próximos à meia-noite no horário de Brasília, por exemplo. Esse foi o caso do vôlei de praia, que teve jogo da semifinal e terá a final entre as mulheres realizada a partir das 23h59, além do vôlei de quadra, que teve diversas partidas iniciadas às 22h35.

LEIA MAIS:  Para equipe de saltos, desclassificação por 'regra do sangue' impediu medalha

E o resultado disso foi positivo. De acordo com o COI, a emissora já acumulou mais de 2 bilhões de minutos de transmissões em todas as suas plataformas e bateu audiência enorme. "Isso é maior que toda a história da transmissão", revelou o comitê.

*Com Estadão Conteúdo