Delegação brasileira fecha penúltimo dia de competições com 194 pódios conquistados até o momento

A seleção do goalball faturou o ouro no Parapan e também ficou com a vaga para Londres
Fotocom
A seleção do goalball faturou o ouro no Parapan e também ficou com a vaga para Londres
O Brasil garantiu o bicampeonato nos Jogos Parapan-Americanos um dia antes do encerramento da competição em Guadalajara. Com 79 medalhas de ouro, 60 de prata e 55 de bronze, (194 no total), a delegação brasileira não pode mais ser alcançada pelos americanos, que tem 51 ouros. A competição termina neste domingo, com o Brasil brigando por mais medalhas na decisão do futebol de 5 e no judô.

Leia mais: Brasil conquista o ouro no Parapan com quebra de recorde

Neste sábado, o país ganhou mais 25 medalhas, sendo sete de ouro na natação, que conquistou o título da modalidade, com 33 ouros, contra 20 dos mexicanos.

Sete vitórias em sete jogos, medalha de ouro e vaga nos Jogos Paraolímpicos de Londres 2012, a participação da seleção brasileira masculina de goalball terminou este sábado coroada pela vitória por 5 a 3 sobre os Estados Unidos na decisão. “É até difícil encontrar palavras neste momento. Treinamos pesado durante três meses e com muito esforço, muita batalha, conseguimos esta medalha de ouro”, disse Romário, artilheiro do Brasil na competição.

Com a vaga para Londres garantida na véspera, a seleção feminina também levou a prata para casa após a derrota para os EUA por 2 a 0.

Confira ainda: Três brasileiros levam ouro no atletismo no Parapan

A seleção feminina de basquete em cadeira de rodas também conquistou a vaga em Londres, ao derrotar as mexicanas por 59 a 54 na disputa do bronze. “Agora podemos colocar o basquete em cadeira de rodas no lugar que merece. É muito especial saber que essas meninas representarão o Brasil nos jogos de Londres”, comemorou o técnico Wilson Cajú.

A coleção de ouros do Brasil foi ampliada no ciclismo, com a vitória de Soelito Gohr na prova de estrada, classe C4-5, que também teve João Schwindt no pódio, com o bronze. “Comecei com ouro e terminei com ouro. Isso é fruto do trabalho de um ano inteiro e do apoio do Comitê Paraolímpico Brasileiro”, comemorou Gohr.

Medalha de ouro no Rio-07, e no Mundial da IBSA, em abril deste ano, Daniele Bernardes (até 63kg), ficou com a medalha de prata para o Brasil, ao perder para a cubana Dalidaivis Rodrigues na final

O halterofilismo brasileiro também subiu ao pódio no Parapan. Neste sábado, na categoria acima de 90 kg, Rodrigo Marques conquistou a medalha de prata, deixando o Brasil, com duas pratas e dois bronzes, em quarto lugar no quadro de medalhas da modalidade.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.