Mike Tyson tem visto cancelado e vira "persona non grata" na Nova Zelândia

O código penal neozelandês proíbe, a não ser em casos excepcionais, a entrada no país de qualquer estrangeiro condenado a mais de cinco anos de prisão

iG São Paulo | - Atualizada às

O ex-pugilista norte-americano Mike Tyson , condenado em 1992 por estupro, virou "persona non grata" na Nova Zelândia, anunciou nesta quarta-feira o governo do país da Oceania. Em um primeiro momento, as autoridades neozelandesas haviam decidido conceder um visto a Tyson, que foi convidado para um evento beneficente. Mas a organização de caridade "Life Education Trust" cancelou o convite e as autoridades neozelandesas recuaram na decisão.

O que achou da decisão dos neozelandeses? Comente a notícia com outros internautas

Getty Images
Mike Tyson não pode entrar na Nova Zelândia

"Como a Trust não apoia mais o evento, tomamos a decisão de cancelar o visto", afirmou a ministra da Imigração, Kate Wilkinson.

VOCÊ VIU?  Boxeadora denuncia ex-namorado por divulgar vídeo de sexo 

O código penal neozelandês proíbe, a não ser em casos excepcionais, a entrada no país de qualquer estrangeiro condenado a mais de cinco anos de prisão. Tyson foi sentenciado a seis anos de reclusão em 1992 pelo estupro, no ano anterior, de uma jovem de 18 anos.

E MAIS:  Vitali Klitschko castiga alemão e mantém cinturão dos pesos pesados

"A questão pode ser vista de duas maneiras: aconteceu há muito tempo, mas são fatos muito, muito graves", completou Wilkinson. Vale lembrar que o primeiro-ministro John Key já havia manifestado oposição à entrada de Mike Tyson na Nova Zelândia.

CONFIRA: Ex-campeão de boxe Corrie Sanders é assassinado na África do Sul

Mike Tyson, de 46 anos, fez história no boxe em 1986 quando, aos 20 anos, se tornou o campeão mundial mais jovem dos pesos pesados, categoria que dominou de 1987 a 1990. Após o período na prisão, tentou retomar a carreira, que foi manchada pela luta contra Evander Holyfield em 1997 na qual mordeu a orelha do oponente.

*Com AFP

Leia tudo sobre: BoxeMike Tyson

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG