Cadeiras móveis podem dar 10 mil lugares extras à Arena Palestra

Projeto desenvolvido por torcedores tem inspiração em estádios da Alemanha e seria inédito no Brasil

Danilo Lavieri, iG São Paulo | 12/04/2011 07:00

Compartilhar:

O conceito Stehplatz pode não ser tão conhecido no Brasil, mas já deve ser implantado na nova Arena do Palmeiras. Esse é o nome dado pelos alemães ao espaço no estádio em que as cadeiras podem ser retiradas quando necessário, deixando o torcedor de pé, em contato direto com o concreto. Preocupados em manter a tradição da arquibancada, onde as pessoas são livres para pular, correr e quase que atuar junto com o time, um grupo de palmeirenses entregou à WTorre, empresa de engenharia responsável pela obra, o projeto batizado de “La Curva”. Com ele, o estádio pode ganhar entre sete e dez mil lugares extras, passando de 45 mil para até 55 mil.

O projeto é simples: As cadeiras deixam de ser implantadas diretamente no concreto e são afixadas a uma barra de ferro. Com isso, elas podem deslizar pela estrutura e, se necessário, são retiradas sem nenhum dano ao assento. Os pés da cadeira são encaixados e desencaixados nessa barra de maneira rápida. A inovação deve custar em torno de R$ 1,5 milhão à empresa de engenharia, segundo estimativas de Walter Torre Jr., presidente da companhia.

“É um sistema alemão que recolhe as cadeiras. É interessante porque atende a torcida organizada. Não poderíamos usar isso em jogo Fifa, porque é obrigado a sentar, mas em jogo
nacional e continental dá para tirar e aumentar o espaço. Vários estádios pelo mundo já têm e como queremos fazer estádio de primeiro mundo, a tendência é adotar isso. Estou 99,99% convencido”, disse o empresário ao iG.

A ideia da WTorre é de implantar esse sistema atrás dos gols e também no local em que a torcida visitante será alocada. Segundo o projeto entregue à companhia ao que o iG teve acesso, na Alemanha já é lei que os estádios tenham 10% dos lugares com esse estilo.

Foto: Reprodução

Projeto prevê que áreas circuladas em vermelho e verde recebem o sistema Stehplatz


No estádio Signal Iduna Park, por exemplo, a capacidade normal, respeitando os padrões Fifa, é de 66 mil pessoas. Com a liberação para jogos no nacional, o sistema Stehplatz entra em ação e dá cerca de 16 mil torcedores a mais, o que significa aumento na renda e, claro, na pressão em cima do adversário. O projeto também é instalado em alguns estádios nos Estados Unidos, como no Cowboys Stadium. (Veja vídeo em inglês sobre como isso funciona).

O sistema também pode ser usado em grandes shows. O público ficaria livre para estar de pé em cima do concreto e as cadeiras não seriam danificadas. O risco, inclusive, é bem menor em caso de revolta das torcidas em eventuais clássicos.

“Eles não destruiriam nada, porque a cadeira não fica lá, a gente guarda. O Palmeiras não vai perder nunca para o São Paulo e para o Corinthians, mas vai que dá azar, eles ficam nervosos e se revoltam? Não aconteceria nada com as cadeiras (risos)”, explicou Walter.

Para convencer o empresário de que a inovação seria bem aceita, torcedores trabalharam sem receber nada em troca por mais de um mês. Eles estudaram uma apresentação convincente para não dar oportunidades de rejeição para Walter.

Foto: Guilherme Tosetto, iG São Paulo

Walter Torre Jr., presidente da empresa que reforma o estádio do Palmeiras, pensa em usar sistema alemão de cadeiras na Arena



Gabriel Manetta, gerente de uma loja de café e chocolates na zona sul de São Paulo, foi o pioneiro. Ele explica que pesquisou em vários sites de estádios para entender como o sistema funcionava.

“Fiquei durante um mês pegando informações, fotos e entendendo como seria. Ia ser algo inédito no Brasil e muito bom para o Palmeiras e para os torcedores que preferem ver o jogo de pé. Depois de fechar uma apresentação, conversei com membros de um grupo político do clube e conseguimos entrar em contato com a WTorre. Eles adaptaram algumas coisas e acho que vai dar certo”, disse Manetta, que ainda contou com a ajuda de Rubens Filho e Lucca Barbarisi.

A nova Arena do Palmeiras deve estar pronta só em abril de 2013, mas o torcedor já se mostra ansioso para poder voltar a jogar em casa. Com o investimento de R$ 330 milhões, o estádio ainda sofre restrições de parte do Conselho do clube.

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo